Fachada do colégio Liceu de Artes e Ofícios, em São Paulo

Como se preparar para a prova do Liceu de Artes e Ofícios

Passar na prova do Liceu de Artes e Ofícios é o sonho de muitas pessoas que desejam estudar nesse colégio gratuitamente. Caso você não saiba, essa escola tem tanto vagas para alunos pagantes, quanto bolsas de estudos. Além disso, o Liceu conta também com o Ensino Médio Integrado ao Técnico, a opção ideal para quem pretende terminar a escola já com um diploma profissional.

Por isso, se você está pensando em participar dessa seleção e não sabe como se preparar para ser um dos aprovados, chegou a hora de tirar os planos do papel. Descubra agora mesmo um passo a passo simples para conseguir sua vaga no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

O que cai na prova do Liceu de Artes e Ofícios?

Antes de mais nada, tenha em mente que essa seleção traz questões de Português, Matemática, Biologia, Química, Física, História e Geografia.

Nas edições mais recentes, o Liceu de Artes e Ofícios vem trazendo a seguinte divisão:

  • 15 questões de Língua Portuguesa;
  • outras 15 questões de Matemática;
  • 05 questões de Ciências da Natureza, ou seja, dividindo-se entre Biologia, Química e Física;
  • 05 questões de Ciências Humanas (Geografia e História)

Sendo assim, você deve estudar os tópicos dessas disciplinas que costumam ser mais cobrados na prova. Contudo, tome muito cuidado para não cometer o erro de tentar estudar todos os temas que abrangem essas matérias.

Por se tratar de uma prova que vai acontecer em poucos meses, você deve se dedicar aos assuntos que realmente caem com frequência. Dessa maneira, você poderá estudar tudo que é preciso a tempo e vai ter um maior número de acertos, pois não vai perder tempo com conteúdos desnecessários.

Preparação para passar no Liceu de Artes e Ofícios este ano

Sabendo exatamente o que estudar, é hora de começar o seu preparo. Sendo assim, analise a sua rotina e encontre pelo menos três momentos para se dedicar aos seus estudos durante a semana.

Caso você tenha uma rotina sem muitas tarefas, pode estudar mais vezes! Porém, se a sua escola atual ocupa muito do seu tempo, ou ainda se você faz diversas atividades extracurriculares, faça o possível para começar com três dias de estudos na semana. Ao longo do tempo, você pode encontrar maneiras de melhorar essa frequência.

Tendo em vista quando a prova geralmente ocorre, planeje-se de acordo com o momento em que está iniciando seu preparo. Portanto, se você estiver estudando com mais de seis meses de antecedência e com a frequência mínima de três dias por semana, estude um tópico por dia.

Por outro lado, se estiver estudando entre três e seis meses antes da prova, mantenha um tópico por dia quando for uma matéria que você considera mais difícil e dois tópicos por dia em matérias fáceis.

Por fim, quem está iniciando com menos de três meses para a prova precisa acelerar! Foque em estudar mais de três vezes por semana e mantenha o ritmo de dois tópicos por dia. Com isso, você vai conseguir dar conta do conteúdo sem se sobrecarregar.

Estude de forma ativa para a prova do Liceu

De nada adiantar você passar horas a fio lendo ou assistindo a videoaulas. O Liceu de Artes e Ofícios tem uma seleção bastante concorrida e muitas pessoas estão se preparando desde o início do ano. Portanto, faça estudo ativo em todos os tópicos!

Utilize resoluções comentadas, técnicas de estudos e exercícios ao seu favor. Assim, você vai conseguir realmente aprender o conteúdo, em vez de apenas “decorar”.

Leve seus estudos a sério

Não seja aquela pessoa que adia os planos de estudar até que não haja mais tempo, tampouco o estudante que fica mexendo nas redes sociais durante o período de estudos. Se você não tratar sua aprovação como algo importante, ela vai ser eternamente um sonho distante. Para que se torne realidade, você deve entender isso como uma meta a ser cumprida.

Por isso, mesmo que tenha poucos minutos por dia para estudar, aproveite-os ao máximo. Não deixe seus estudos em último plano, afinal, em um futuro próximo a sua aprovação na prova do Liceu vai render frutos muito maiores do que você pode imaginar.

Leia também: Como entrar em um curso técnico no SENAI do Brás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *