Bolsa Erasmus: entenda como funciona esse intercâmbio!

Já imaginou conquistar uma bolsa de estudos para morar na Europa, com direito a visto de trabalho para sua permanência no território? É isso que o programa Erasmus proporciona! Com vagas para estudantes de qualquer lugar do mundo, esse projeto desenvolvido pela União Europeia é a oportunidade que você precisa para realizar seus sonhos.

Em parceria com instituições presentes em mais de 30 países, a bolsa Erasmus Mundus Joint Masters Degree serve para pessoas que desejam cursar o metrado ou doutorado no exterior. Assim, os alunos podem passar um período de 12 a 24 meses estudando e morando fora. Quer entender melhor como funciona essa bolsa de estudos? Então, continue lendo e confira todos os detalhes!

O que a bolsa Erasmus Mundus Join Masters Degree inclui?

Antes de mais nada, vale a pena entender o que esse programa oferece aos estudantes que passam na seleção. Desse modo, você pode entender desde já se essa opção de intercâmbio é a melhor para você! Olha só o que faz parte da bolsa de estudos:

  • pagamento das taxas universitárias;
  • auxílio financeiro de 1100 a 1200 euros mensais;
  • subsídio para viagem de ida e volta.

Além disso, no caso de o estudante ter interesse em permanecer no país, existe a possibilidade de conseguir o visto de trabalho.

Pré-requisitos para conseguir a bolsa de estudos

Além de possuir um diploma de graduação, é preciso ter proficiência em inglês com comprovação a partir dos testes TOEFL ou IELTS. A pontuação mínima é de 6,5. Ademais, o estudante deve ainda apresentar uma proposta de projeto de pesquisa ou ensaio de plano de estudos, carta de motivação, diplomas anteriores (com tradução oficial), comprovante de residência, certificado de que não residiu na Europa nos últimos cinco anos e formulário de inscrição devidamente preenchido.

Aliás, outro fator importante é em relação aos prazos. Você deve ficar atento, pois eles variam de acordo com a universidade de sua escolha. Sendo assim, confira o site oficial do programa Erasmus e confira as opções de instituições de ensino superior disponíveis para a área do seu interesse.

Leia também: Como tirar o visto Work and Holiday para morar na Austrália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *