Ler todos os livros obrigatórios da FUVEST é um drama para muitos estudantes que querem entrar na USP. Principalmente quando falta pouco tempo para a prova, essa tarefa parece quase missão impossível, certo? Porém, não precisa surtar.
Mesmo a menos de dois meses para a primeira fase, é possível tirar o atraso e ler os livros obrigatórios da FUVEST. Então, no artigo de hoje, vamos contar como você pode fazer isso sem precisar o Flash na leitura.
Quais são os livros obrigatórios da FUVEST 2022?
Antes de mais nada, você precisa saber quais são os livros obrigatórios da FUVEST 2022, ou seja, aqueles que são exigidos para passar no vestibular da USP. Este ano, a lista sofreu algumas mudanças em relação a 2021. Sendo assim, confira abaixo quais são os livros que você precisa devorar até a prova.
- Poemas Escolhidos (Gregório de Matos)
- Quincas Borba (Machado de Assis)
- Alguma Poesia (Carlos Drummond de Andrade)
- Angústia (Graciliano Ramos)
- Mensagem (Fernando Pessoa)
- Terra Sonâmbula (Mia Couto)
- Campo Geral (Guimarães Rosa)
- Romanceiro da Inconfidência (Cecília Meireles)
- Nove Noites (Bernardo Carvalho)
Qual a importância de ler as obras obrigatórias do vestibular da USP?
Apesar de muitos estudantes não saberem disso, os livros obrigatórios da FUVEST abordam assuntos tratados ao longo de diversos períodos da literatura. Dessa forma, eles fazem parte do conteúdo cobrado nas questões de Português da prova.
Além disso, alguns outros vestibulares usam essa lista como base. Sendo assim, caso tenha interesse em fazer outras provas de perfis semelhantes ao da FUVEST, saiba que você vai deparar com temas abordados nos livros obrigatórios.
Portanto, o melhor a fazer é ler os livros obrigatórios da FUVEST da forma correta para se dar bem no vestibular. Veja agora mesmo como fazer isso!
Como ler os livros obrigatórios da FUVEST 2022 a tempo?
Agora que você já sabe porque é importante ler os livros obrigatórios, chegou a hora de descobrir como ler todos eles a tempo. O primeiro passo é determinar cerca de uma hora por dia para a leitura. Aliás, separe também um caderno para suas anotações (ou post-its), você vai precisar disso!
Com isso, vamos ao segundo passo, que é saber quantas páginas estes livros somam juntos. Considerando as edições que indicamos acima, são 2006 páginas. Em seguida, vamos dividir esse valor pelo total de dias que restam até a prova.
Então, se você começar a lê-los faltando 50 dias para a prova, terá que ler em média 40 páginas dos livros obrigatórios da FUVEST por dia. Por outro lado, caso comece faltando 30 dias, serão cerca de 67 páginas por dia.
Sendo assim, diariamente, você terá que ler essa quantidade de palavras e fazer anotações sobre o que entendeu delas. É importante analisar criticamente os livros, pensando no contexto do período e dos temas levantados, ok?
Outra forma de ler os livros obrigatórios da FUVEST é eleger dois livros para ler por semana. Geralmente, essa técnica funciona melhor com pessoas que já têm o hábito de leitura. Portanto, se não for o seu caso, prefira as metas de páginas diárias.
Inclusive, ao finalizar cada obra, faça um resumo destacando os pontos principais estudados. Essa ação vai te ajudar a sintetizar as ideias e absorver o que leu.
Não tenho tempo de ler os livros pedidos pelo vestibular. O que fazer?
Sua rotina é muito corrida e você não vai ter tempo de ler todos os livros? Ou, pior, deixou para ler tudo faltando menos de 20 dias para o vestibular da FUVEST? Respira e não pira: ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo.
Ao contrário do que muitos estudantes pensam, a solução, neste caso, não é caçar milhares de resumos aleatórios na Internet. Quando sua vaga no vestibular está em jogo, o melhor a fazer é utilizar um material prático, mas que conte com todas as informações necessárias.
Então, se você não vai ter tempo de ler as obras completas, recomendamos o e-book “Livro de Análises e Resumos”. Por ser em formato e-book, ele pode ser lido pelo celular, tablet, Kindle ou até pelo computador.
Assim, você pode levá-lo para todos os lugares e, aos poucos, ler análises, citações e resumos de todas os livros exigidos este ano pela FUVEST.
Além disso, não se esqueça de complementar seus estudos com resoluções comentadas e exercícios. Desta maneira, você chegará no dia do vestibular da USP com muito mais segurança!
Gostou deste conteúdo? Confira mais dicas para vestibulares toda semana na Revista do Estudante.