Não é novidade que o vestibular de Medicina é um dos maiores do Brasil.
Por ser uma profissão que chama a atenção de muitas pessoas, a concorrência no vestibular de Medicina costuma ser alta, tanto em universidades públicas, quanto nas particulares. Ou seja, mesmo no caso de instituições que exijam as mesmas questões para todos os cursos, passar em Medicina exige certa dedicação, pois o número de candidatos por vaga tende a ser alto. Com isso, é importante se preparar bem para a prova. Está com dúvidas do que fazer? Então, confira nossas dicas!
Antes de mais nada, é fundamental que você não deixe para estudar perto da prova. Aliás, o melhor a fazer é começar a se preparar antes mesmo de se inscrever. Em alguns casos, as inscrições começam cerca de dois meses antes do vestibular ocorrer. Definitivamente, esse é um prazo que pode ser curto para o seu preparo para passar em Medicina.
Portanto, organize-se para começar antecipadamente. Inclusive, vale a pena mapear provas antigas para saber o que estudar! Embora não divulguem isso, as instituições costumam utilizar um certo “padrão” nos assuntos. Sendo assim, ao mapear edições anteriores, você saberá com mais clareza em quais temas deve focar sua atenção.
Não deixe seus estudos no modo aleatório, pois isso pode fazer você ter problemas de disciplina. Especifique quais temas deseja estudar por mês e, além disso, crie metas qualitativas. Isso é, você pode determinar as pontuações que deseja fazer em simulados, o nível de qualidade de suas redações e até mesmo o grau de aprofundamento que está desenvolvendo nos assuntos.
Apesar de a Internet ser um espaço com todos os materiais que você possa imaginar, é sempre bom buscar algo personalizado para o que você deseja. Sendo assim, principalmente se você vai prestar uma prova com temas específicos ou com segunda fase, busque o material mais adequado para o vestibular de Medicina. Investir no seu conhecimento faz parte de um bom preparo.
Um erro que muitas pessoas cometem é o ato de focar na quantidade de horas estudadas. Mas, cá entre nós, a prova não quer saber se você levou 2h ou 20 minutos assistindo a uma videoaula sobre Segunda Guerra Mundial. O foco do vestibular é na qualidade do seu aprendizado! Então, foque nisso quando você for estudar. É importante aprender de verdade em vez de simplesmente decorar termos e se vangloriar por passar um determinado número de horas estudando.
A aplicação prática do conteúdo é fundamental para quem quer passar no Vestibular de medicina. Logo, você precisa resolver exercícios e até mesmo treinar com resoluções comentadas de questões que já caíram no vestibular. Inclusive, vale lembrar que algumas provas têm bancos de questões com exercícios que podem se repetir, mas apenas com palavras e números diferentes, em alguns anos.
Estudar para qualquer vestibular ou vestibulinho não é tarefa fácil. É cansativo? Sim, mas o resultado vale a pena. Por isso, crie uma rotina equilibrada. Procure dedicar tempo para fazer atividade física e se divertir com sua família. Isso vai ajudar na melhora da sua saúde mental e vai facilitar na sua disciplina para manter os estudos em dia.
Estudar para a prova da ETEC é algo que tira o sono de muitas pessoas…
A cidade de São Paulo receberá, pela primeira vez, uma exposição imersiva sobre o craque…
Milhares de pessoas que têm o sonho de estudar em uma universidade pública geralmente esbarram…
As inscrições para o Vestibular 2025 da FATEC estão a todo vapor, mas alguns estudantes…
A partir desta terça-feira, a Japan House São Paulo recebe a exposição “A vida que…
Aconteceu ontem a primeira fase da Fuvest 2025, o vestibular para ingressar na Universidade de…