Muitas pessoas, quando começam a pesquisar sobre a ETEC, deparam com algo que não é muito familiar: as vagas remanescentes. Geralmente, essa opção de entrar na ETEC não tem muita divulgação. Por isso, é bastante comum ter dúvidas em relação a esse assunto.
No entanto, o fato de não entender o que isso significa pode causar problemas. Há casos de estudantes que se inscrevem na modalidade errada simplesmente por não saberem o que significa. Com isso, não conseguem mudar depois e perdem a vaga! Sendo assim, hoje vamos contar exatamente o que são as vagas remanescentes. Continue lendo para não errar na hora de escolher sua opção no Vestibulinho ETEC!
O que são vagas remanescentes e por que ela ssurgem?
As vagas remanescentes são vagas que “sobram” nas turmas da ETEC.
Em geral, as turmas da ETEC têm cerca de 30 a 40 alunos. No entanto, é comum que algumas pessoas saiam do curso nos primeiros meses. Isso acontece, primeiramente, porque essa fase inicial é quando a maioria percebe se gosta ou não do curso.
Além disso, há estudantes que pedem transferências para outras ETECs e também há quem desista do curso por não conseguir se adaptar ao nível de exigência da escola ou por questões pessoais, como mudança e incompatibilidade de rotina.
Portanto, quando um aluno cancela a matrícula na ETEC dentro desse período, a vaga fica disponível, mas não é mais possível chamar novos estudantes na metade do semestre. Dessa maneira, essa vaga é disponibilizada para alguém entrar no segundo semestre do curso ou no segundo ano do ensino médio.
Quais são os tipos de vagas remanescentes da ETEC?
Atualmente, as ETECs fornecem vagas remanescentes para o curso técnico e vagas remanescentes do ensino médio.
As do curso técnico podem acontecer no meio do ano ou no final. Já as do ensino médio, por sua vez, costumam ocorrer somente ao final do ano. Na maior parte das vezes, elas ficam disponíveis e as seleções ocorrem um pouco antes do Vestibulinho tradicional.
No entanto, também já ocorreu o caso da prova acontecer no mesmo dia da prova comum para entrar no 1º ano do médio ou no início da turma do curso técnico.
Quem pode concorrer nessa modalidade?
As pessoas que podem concorrer às vagas remanescentes do curso técnico são aquelas que desejam entrar no segundo módulo do curso técnico. Por isso, elas precisam ter conhecimentos específicos sobre a área que escolheram, afinal, não terão acesso às aulas que o restante da turma teve no primeiro módulo do curso.
Por outro lado, para prestar o vestibulinho para entrar direto no segundo ano do médio é necessário ter concluído o 1º ano do médio. A prova costuma exigir conhecimentos do primeiro ano, com base nos conteúdos que a ETEC ensina a seus alunos. Além disso, quem deseja entrar no 2º ano do médio com curso técnico também deve estudar assuntos relacionados ao curso.
Geralmente, além da prova, há uma entrevista para selecionar os alunos que vão entrar por meio das vagas remanescentes.
Olá Bom dia, Eu tenho uma dúvida sobre as vagas remanescentes ainda…
E se caso eu passar na prova e mesmo assim não entrar no segundo semestre, eu vou entrar pro primeiro ou vou perder a vaga?
Boa tarde, já conclui o Auxiliar de enfermagem e já trabalho na área, porem por motivos de documentos não pude concluir o Técnico e gostaria muito de terminar e hoje não tenho como pagar em uma escola particular.
Gostaria de saber quando estará disponível a inscrição para vagas remanescente no curso técnico de enfermagem?
Bom dia.
Gostaria de saber se é possível eu preencher a vaga de algum aluno que desistiu do curso.
Tenho interresse em logística.
Boa tarde,para alunos com algum lado,tem algum benefício de vaga,sou Eliana mãe de aluno
Boa tarde,para alunos com algum laudo,tem algum benefício de vaga,sou Eliana mãe de aluno
A ETEC Polivalente, em Americana, não divulga se há vagas remanescentes.
Como faço?