Você mora no litoral de São Paulo e está em busca de uma boa ETEC para estudar? Então, chegou a hora de conhecer a ETEC Escolástica Rosa!
Antes de mais nada, vale a pena conhecer a história dessa ETEC! Embora nem sempre tenha sido uma ETEC, a instituição exista há mais de um século. Inicialmente, o foco era oferecer educação gratuita a jovens de baixa renda e órfãos da cidade. A ideia de criar a escola partiu de João Octávio, um importante homem da cidade de Santos, falecido no início do século vinte.
Décadas mais tarde, a escola, até então mantida pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, passou a ser vinculada ao Estado de São Paulo. Com isso, no início dos anos 2000, se tornou uma ETEC. A partir desse momento, tornou-se parte do grupo de escolas técnicas mantidas pelo Centro Paula Souza.
Durante a maior parte de sua existência, a ETEC Dona Escolástica Rosa ficava exatamente no local onde foi fundada: o prédio imponente no bairro Ponta da Praia. No entanto, há alguns anos, o antigo edifício centenário precisou passar por restaurações.
Dessa forma, atualmente a ETEC fica na Avenida Senador Feijó, 340, no bairro Vila Matias.
Embora muitos conheçam apenas os cursos técnicos dessa unidade, ela conta com três modalidades diferentes até o momento:
As aulas ocorrem em diversos períodos. Portanto, no ato da inscrição, você deve informar o período que deseja estudar.
As vagas para as modalidades de ensino médio (AMS e Novotec Integrado) são para quem está concluindo o ensino fundamental. Isso é, os estudantes que vão para o ensino médio! Por outro lado, as vagas dos cursos técnicos são para quem já concluiu o ensino médio ou está cursando a partir do 2º ano.
Uma dúvida comum de muitos estudantes, principalmente de quem deseja ir para o ensino médio, é se vale a pena estudar na ETEC Escolástica Rosa! E a resposta é SIM! Essa é uma excelente ETEC e se destaca bastante em dois aspectos:
Os estudantes dos cursos técnicos apresentam uma boa taxa de empregabilidade, muitas vezes conseguindo efetivação na área logo após a conclusão do curso.
O destaque vai, principalmente, para quem se forma em Nutrição e Dietética e para aqueles que optam pelos cursos que têm abrangência no setor portuário, como Comércio Exterior e o técnico em Portos.
Os alunos desta ETEC costumam ter um bom resultado no ENEM, o que significa que o nível de ensino é de alta qualidade. Na edição de 2019, a Escolástica Rosa esteve entre as 15 melhores escolas no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio.
Isso representa que a ETEC esteve à frente de muitas escolas particulares conhecidas na cidade. Além disso, somente duas escolas de ensino público gratuito estiveram entre as 15 melhores da cidade no ENEM 2019: a ETEC Escolástica Rosa e a ETEC Aristóteles Ferreira.
Sendo assim, se você tem o desejo de cursar uma faculdade e não pode pagar cursinhos ou escolas particulares em Santos, estudar na ETEC é o melhor caminho!
Apesar de muitas pessoas não saberem, existe uma prova de seleção para entrar na ETEC Escolástica Rosa.
A seleção se chama Vestibulinho ETEC e consiste numa avaliação com 50 questões, sendo que elas abrangem as seguintes matérias:
Normalmente, a ETEC Escolástica Rosa oferece cerca de 40 vagas para cada turma. Dessa maneira, se houver uma turma matutina e uma noturna do curso de Segurança do Trabalho, por exemplo, quem escolher o período da manhã irá disputar uma das 40 vagas com todas as outras pessoas que escolheram o mesmo curso nesse horário.
Portanto, é interessante que você comece a se preparar com antecedência para conseguir a sua vaga. Fique de olho aqui na Revista do Estudante e no Instagram da nossa fundadora para receber as melhores dicas para seu estudo!
Estudar para a prova da ETEC é algo que tira o sono de muitas pessoas…
A cidade de São Paulo receberá, pela primeira vez, uma exposição imersiva sobre o craque…
Milhares de pessoas que têm o sonho de estudar em uma universidade pública geralmente esbarram…
As inscrições para o Vestibular 2025 da FATEC estão a todo vapor, mas alguns estudantes…
A partir desta terça-feira, a Japan House São Paulo recebe a exposição “A vida que…
Aconteceu ontem a primeira fase da Fuvest 2025, o vestibular para ingressar na Universidade de…