ETEC Carlos de Campos

Tudo sobre a ETEC Carlos de Campos

Você certamente já ouviu falar sobre a ETEC Carlos de Campos! Também chamada de ETEC KK, oferece diversos cursos e é uma das mais famosas em São Paulo. Por isso, conheça agora as opções disponíveis nessa escola e todos os detalhes sobre ela.

História da ETEC Carlos de Campos

A Carlos de Campos é vista como uma escola técnica muito tradicional em São Paulo, pois conta com mais de 110 anos de história.

Tudo começou em 1911, quando ainda era a Escola Profissional Feminina. Ela tinha foco em ser um espaço de formação para meninas, onde elas aprendiam, além de matérias básicas, formações práticas para que pudessem trabalhar futuramente.

Na década de 40, acabou se tornando a Escola Industrial Carlos de Campos. O nome, aliás, é em homenagem a um político brasileiro que governou o estado de São Paulo. Nos anos 50, por sua vez, se tornou uma escola técnica. Foi em 1994 que ela se associou ao Centro Paula Souza, tornando-se oficialmente a ETEC Carlos de Campos.

Hoje em dia, ela geralmente lidera os rankings de concorrência em alguns cursos, justamente por ter uma boa qualidade de ensino, estrutura e tradição.

Curiosidades

A escola tem o apelido de “ETEC KK” e possui serviços integrados, como a Cantina KK, que funciona até 21h, e a Papelaria KK.

Além disso, há um grupo de atividades artísticas, o T.O.M.A.D.A., e o Grêmio Estudantil. Essa ETEC conta também com uma biblioteca que tem tanto o acervo didático, quanto mídias, revistas e outros conteúdos.

Quais cursos existem nessa ETEC

Os cursos que tornam a ETEC Carlos de Campos mais conhecida são ligados à saúde e, também, os de comunicação e arte. Porém, essa ETEC conta com formações de todas as áreas. Veja alguns exemplos:

  • Administração
  • Cozinha
  • Design de Interiores
  • Design Gráfico, que anteriormente se chamava Comunicação Visual
  • Edificações
  • Enfermagem
  • Marketing
  • Modelagem do Vestuário
  • Nutrição e Dietética
  • Recursos Humanos
  • Turismo Receptivo

Dessa forma, há opções dos diferentes eixos do conhecimento. Portanto, sendo você uma pessoa de Humanas, Exatas ou Biológicas, sem dúvidas terá espaço nessa escola!

Quem pode estudar nessa ETEC

Há várias modalidades na Carlos de Campos. Dessa maneira, as oportunidades são para pessoas de todas as idades.

Se você estiver indo para o ensino médio, por exemplo, poderá optar por um dos cursos na modalidade integrada. Por outro lado, caso esteja no 2º ano do médio ou no 3º, pode fazer apenas o curso. Quem já concluiu os estudos também pode entrar num curso técnico! Sendo assim, não existe um limite de idade.

Para entrar nessa ETEC, assim como em qualquer outra, é preciso fazer o Vestibulinho. Normalmente, ele ocorre por meio de uma prova, embora ela não tenha sido feita em 2020 e 2021 por conta da pandemia.

Onde fica a ETEC Carlos de Campos

A localização dessa ETEC é bastante acessível. Como você pode ver no mapa abaixo, ela fica em São Paulo, na região do Brás.

O endereço completo é: Rua Monsenhor Andrade, 798. Brás.

No entanto, vale a pena saber que alguns cursos são oferecidos em classe descentralizada. Isso é, os professores vão até uma escola estadual parceira, que concede o espaço aos alunos da ETEC.

2 Replies to “Tudo sobre a ETEC Carlos de Campos”

  1. Estudei na Escola Carlos de Campos ha 58 anos passados. A disciplina de então, contribuiu muito na minha formação na área jurídica. Boas lembranças! Ada

  2. Fui professor substituto na disciplina de Ilustração em 1986 (licença maternidade da professora titular) . Eram duas turmas do terceiro ano do colegial (na época). Foram 4 meses muito bem sucedidos, pra não dizer maravilhosos. Minha experiência como indutor de experiências na área que trabalhava, ensinamento, aprendizado e troca de ideias com estudantes dos mais diversos universos, foi muito rico, pra não dizer divertido. Me dei muito bem com todos….todos os meus alunos. Eu era chamado de George Lucas, porque usava barba e StarWars fazia ainda muito sucesso. Fui convidado para ser o orador das turmas na formatura – não pude aceitar por não fazer parte oficial do corpo docente. Experiência pra toda a vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *