SENAI e SENAC

SENAC e SENAI: quais as diferenças?

Certamente você já ouviu falar de SENAC e SENAI! Essas duas instituições são bem famosas aqui no Brasil, mas, cá entre nós, pode ser que você já tenha confundido uma com a outra, né?

Apesar de serem escolas diferentes, tem uma razão para essa dúvida acontecer: o SENAC e o SENAI fazem parte do mesmo grupo, que é o Sistema S de Ensino. Então, já fique sabendo que esse sistema é ainda maior do que parece! Ele é composto pelo:

  • SENAR, ou seja, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
  • SENAC, que é o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
  • SESI, isso é, Serviço Social da Indústria
  • SENAI, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
  • SESCOOP, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo
  • SENAT, por fim, que é o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte

Além do setor de ensino, o Sistema S também é o responsável por instituições ligadas ao empreendedorismo, como o SEBRAE, ou voltadas para os comerciantes. Mas, hoje, vamos falar aqui sobre SENAC e SENAI, ok?

SENAC e SENAI: o que eles têm em comum?

A principal semelhança entre o SENAC e o SENAI é que as duas escolas oferecem formações técnicas e profissionalizantes, além de cursos de graduação e pós-graduação.

Além disso, ambos estão espalhados por várias cidades e estados do Brasil. Por isso, é bem provável que existe alguma unidade perto de você!

Quais as diferenças entre o SENAI e o SENAC?

Embora tenham pontos em comum, o SENAC e o SENAI não são a mesma coisa. Na verdade, existe uma grande diferença!

Primeiramente, vale lembrar que SENAC significa Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Ou seja, os cursos oferecidos nessa instituição têm como foco a atuação no comércio. O SENAI, por sua vez, é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Isso é, os cursos que você encontrará no SENAI são voltados para a indústria.

Sendo assim, uma das grandes diferenças está justamente no perfil de formação profissional de cada uma dessas escolas.

As formas de ingresso nas instituições também variam e, além disso, podem ser diferentes de um estado para o outro. No SENAI SP, por exemplo, existe a Aprendizagem Industrial, um tipo de formação profissional gratuita voltada para jovens a partir de 14 anos e que geralmente exige a participação em um processo seletivo. Já no SENAC, também no estado de São Paulo, há vagas para ensino médio particular e bolsas de estudos.

Por isso, é fundamental que você sempre esteja atento aos respectivos sites do SENAC e do SENAI para saber quais são as opções disponíveis no momento no estado em que você mora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *