O MEC (Ministério da Educação) já abriu para consulta a lista de bolsas disponíveis no ProUni 2023. São mais de 288 mil bolsas de estudos, entre as parciais e as integrais. Deste total, 58.832 vagas são para universidades no estado de São Paulo. Portanto, se você está em busca de uma vaga no ensino superior, essa é uma grande oportunidade!
Estados com mais bolsas de estudos pelo ProUni 2023
Cinco estados do Brasil lideram o ranking de bolsas de estudos. São Paulo conta com 58.832 bolsas; em seguida, vem Minas Gerais, com 27.921. O Paraná, por sua vez, tem 24.444 bolsas este ano, seguido pelo Rio de Janeiro, com 21.131 e a Bahia, com 19.470 vagas para bolsistas.
Quando vai ocorrer o ProUni 2023
A primeira etapa do ProUni se refere às inscrições. Este ano, elas vão ocorrer entre os dias 28 de fevereiro e 03 de março de 2023. Então, no dia 7 de março haverá a primeira chamada e os candidatos convocados terão até o dia 16 de março para que comprovem a documentação e realizem a matrícula.
Como concorrer às bolsas de estudos em São Paulo
Antes de mais nada, é necessário ter feito o ENEM em 2022 ou em 2021. Além disso, é preciso ter conquistado média de no mínimo 450 nas provas objetivas e nota acima de zero na redação.
Há bolsas integrais e bolsas parciais, ou seja, ofertando desconto de 50% nas mensalidades. No primeiro caso, é necessário ter renda per capita de até um salário mínimo e meio. Por outro lado, quem está em busca de uma bolsa parcial pode ter renda de até três salários mínimos por pessoa da família.
Por enquanto, é possível acessar o site do ProUni para consultar as bolsas de estudos disponíveis em cada cidade. Não é necessário residir na cidade onde pretende estudar; aliás, vale ressaltar que estudantes bolsistas podem ter direito ao Passe Livre.
A partir do dia 28 de fevereiro (terça-feira), será possível se inscrever na seleção por meio do site. Os candidatos são aprovados de acordo com a nota obtida no ENEM.