O Inep divulgou nesta segunda-feira (08) o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição para o ENEM 2023. Sendo assim, os candidatos podem acessar a Página do Participante com o login único da plataforma Gov.br para conferir o resultado. No entanto, em caso de resultado negativo no pedido desse benefício, é possível recorrer até sexta-feira, dia 12.
Vale lembrar que quem obteve isenção no Enem 2022, mas não compareceu aos dois dias de prova, precisará justificar a falta para ter direito à isenção na edição deste ano. No entanto, o Inep alerta que a aprovação da isenção da taxa não garante a inscrição no exame.
Além disso, já está disponível o Edital do ENEM 2023. Esse documento, por sua vez, apresenta o cronograma e as regras da edição deste ano do exame.
Como nos anos anteriores, as notas do Enem vão servir para o ingresso de estudantes em universidades públicas e privadas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ademais, também servem para o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os estudantes brasileiros que queiram cursar uma graduação em instituições portuguesas que têm convênio com o Inep também podem aproveitar os resultados individuais do exame.
Quando se inscrever para o ENEM, tendo ou não isenção de taxa
A inscrição para o Enem 2023, tanto para isentos quanto não isentos, estará disponível de 5 a 16 de junho na Página do Participante. As provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro.
Dessa forma, fique atento aos prazos e não perca a oportunidade de participar do Enem 2023! Atualmente, a prova é uma das maiores portas de entrada para o Ensino Superior no Brasil e cada vez mais pessoas conquistam um diploma universitário graças a esse importante exame que acontece apenas uma vez ao ano!