Intercâmbio gratuito | Imagem mostra um clássico ônibus de Londres em uma rua. Há bandeiras do Reino Unido, árvores e o céu de um dia cinzento. Além disso, há duas cabines inglesas e pessoas caminhando.

Saiba como fazer um intercâmbio gratuito (incluindo passagens!)

Você provavelmente conhece alguém que sonha em fazer um intercâmbio, mas que acredita não ser possível realizar esse grande desejo. Infelizmente, muitas pessoas desistem dessa meta quando descobrem quanto custa passar um período em outro país, principalmente se for algum destino como Inglaterra ou Estados Unidos.

Porém, a verdade é que o sonho de fazer uma viagem internacional pode estar muito mais perto do que você imagina. Já pensou como seria incrível se existisse alguma forma de passar semanas no exterior de graça? E melhor: ainda ganhando uma graninha para te ajudar com refeições ou comprar umas lembrancinhas!

Sim, parece bom demais para ser verdade. Mas, vem cá, a gente vai te contar um segredo: é verdade. E eu não estamos falando de viajar como voluntário, embora seja uma opção super interessante também. Prepare o seu coração, pois nós da Revista do Estudante temos uma notícia que vai mudar sua vida. Já pegou um copo de água com açúcar? É melhor sentar em um sofá ou numa cadeira para não desmaiar…

Você pode fazer um intercâmbio gratuito e o único pré-requisito para isso é…

bem, ser um ótimo aluno. (Mas, relaxa, você não precisa estar no ensino médio).

Aqui no estado de São Paulo existe uma instituição bastante famosa: a ETEC. Trata-se de uma escola que oferece ensino médio e cursos técnicos gratuitamente por meio de uma prova que tende a ser concorrida, o Vestibulinho ETEC.

Existem ETECs espalhadas pela capital, pela região do ABC Paulista, litoral, interior… ou seja, se você mora no estado de São Paulo, certamente há uma ETEC por perto.

Mas, afinal, o que a ETEC tem a ver com a sua viagem dos sonhos? E a resposta é tudo, porque, sendo um estudante da ETEC, você tem direito a partir do processo de seleção do intercâmbio. 

Como funciona o Intercâmbio da ETEC

Já temos uma matéria super completa aqui na Revista do Estudante sobre esse intercâmbio e vale a pena você conferir, pois há vários detalhes que são importantes para passar na seleção de intercambistas.

Mas, resumidamente, este intercâmbio se destina aos alunos que conquistam o melhor desempenho. Por isso, é importante ter boas notas na ETEC, uma taxa alta de presença e participação.

No ano passado, 241 alunos das ETECs foram para o exterior de graça. Este ano, 245 estudantes das ETECs serão contemplados com a bolsa de intercâmbio. Então, se você estuda na ETEC, atende aos pré-requisitos e tem bons resultados, fique atento ao prazo para se inscrever. 

Se você ainda não está na série necessária para participar da seleção, já comece desde agora a melhorar seu desempenho para ter uma chance no próximo ano.

E se você ainda não está na ETEC, chegou a hora de se preparar para passar na prova e conquistar uma vaga. Entrar nessa instituição traz uma série de benefícios e uma delas é poder participar do intercâmbio futuramente.

Países com vagas disponíveis para intercâmbio gratuito

Em 2022, o intercâmbio da ETEC teve como destinos a Irlanda e a Inglaterra. Desta vez, há ainda mais opções!

Os estudantes podem ir para algum desses países, mas agora também há as opções de viajar para os Estados Unidos ou Argentina! 

No caso da Argentina, o intercâmbio será com foco no aprendizado do espanhol. Já nos Estados Unidos, Irlanda e Inglaterra, os estudantes farão um curso de inglês.

Aliás, vale a pena saber que esses destinos são para a seleção deste ano. Sendo assim, os alunos irão viajar entre o final de 2023 e início de 2024. Os países e datas para os próximos anos podem variar.

O que esse programa de intercâmbio inclui

Geralmente, os intercambistas da ETEC recebem:

  • curso do idioma referente ao país de destino;
  • hospedagem em casa de host family;
  • refeições (café da manhã completo e jantar);
  • passagens de avião ida e volta;
  • seguro-viagem.

Ademais, há ainda uma ajuda de custo na moeda do local de destino (por exemplo, libras esterlinas para um intercâmbio na Inglaterra), possibilitando que os estudantes paguem almoço, lanches e até algumas compras de viagem. Quem não quer, né?

Ou seja, os únicos custos que ficam por conta dos alunos são as documentações, como o passaporte e o visto, malas e itens pessoais, como roupas, acessórios e afins.

Como entrar na ETEC e ter direito a oportunidades incríveis

Ficou a fim de fazer um intercâmbio gratuito, mas deu o azar de ainda não estar na ETEC? Não se desespere!

Tanto alunos do ensino médio, quanto do técnico podem fazer o intercâmbio da ETEC. Portanto, caso você esteja no 9° ano, é possível fazer a prova do final deste ano para cursar seu ensino médio (com ou sem curso técnico) na ETEC no próximo ano.

Se você estiver no 1° ano do ensino médio, pode fazer a prova do final deste ano para ingressar em um curso técnico na ETEC em 2024.

Se estiver a partir do 2° ano, pode fazer a prova do final do ano para entrar em um curso técnico tanto no início ou fazer a prova do meio do próximo ano. O mesmo serve para quem já terminou os estudos!

A prova da ETEC é composta por 50 questões das matérias abaixo:

  • Português;
  • Matemática;
  • Biologia;
  • Química;
  • Física;
  • História;
  • Geografia.

Atualmente, a maneira mais eficaz de se preparar para a prova — já que o Vestibulinho ETEC pode ser bastante concorrido! — é por meio da plataforma ETEC Power, que conta com aulas específicas para a prova, exercícios e a metrologia que já levou mais de 5 mil alunos do zero à aprovação em tempo recorde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *