O centro do Rio de Janeiro guarda milhares de histórias do passado e do presente. Muitas delas você pode encontrar dentro do CCBB Rio (Centro Cultural Banco do Brasil), um lugar que une diversos tipos de arte em um espaço que começou a ser construído no final do século 19.
O prédio histórico faz com que você se sinta dentro de um filme antigo. Porém, o local vai muito além de uma arquitetura bonita. Entre as grandes pilastras do CCBB Rio, você vai encontrar exposições, apresentações musicais, uma biblioteca com mais de 200 mil livros e peças teatrais.
Na primeira vez que estive lá, vi a exposição Egito Antigo, que reunia peças vindas diretamente do Museu Egípcio de Turim. Aliás, fiquei sabendo que essa exposição bateu o recorde de 1 milhão de visitantes!
A experiência foi incrível! A iluminação e a forma como os objetos que retratavam o cotidiano dos egípcios na Antiguidade faziam com que cada visitante realmente sentisse em uma viagem no tempo! Eu estava em um grupo grande e literalmente todas as pessoas se apaixonaram pela exposição!
Aliás, ouso dizer que foi esse momento, no final de 2019, que me fez despertar o interesse por museus. Até então, eu apreciava arte. Porém, nunca tinha vivido uma imersão tão fascinante.
No início deste ano, aproveitei que estava em terras cariocas e decidi voltar ao CCBB Rio. Era janeiro e a exposição da vez era OSGEMEOS: Nossos Segredos, que trazia obras incríveis de Gustavo e Otávio Pandolfo, os irmãos grafiteiros que nasceram em São Paulo e que hoje têm suas artes conhecidas ao redor do mundo.
Aliás, você sabia que Os Gêmeos se formaram no antigo curso de Desenho de Comunicação (atual curso técnico em Design Gráfico) da ETEC Carlos de Campos? Pois é, poucas pessoas sabem disso!
Mas, voltando ao CCBB Rio, o fato é que as exposições costumam ser o grande destaque do Centro Cultural. Geralmente, os ingressos são gratuitos e você pode garantir o seu pelo próprio site. Porém, vale a pena entender o funcionamento disso! Vou te explicar melhor!
Como eu já te contei, os ingressos para muitas exposições do Centro Cultural Banco do Brasil são gratuitos. Porém, eles costumam ser bem disputados!
Existe a opção de você garantir ingressos por horário, e isso é ótimo, pois você vai chegar na hora marcada e já poderá entrar direto para a exposição que deseja ver. Entretanto, não pode atrasar, ok?
Além disso, esses ingressos são os que esgotam mais rapidamente. Por isso, assim que souber de uma exposição do seu interesse, já fique de olho para garantir o seu.
Quando os ingressos com horários marcados acabam, você ainda tem a chance de conseguir um ingresso que permite chegar a qualquer hora do dia. O único problema disso é que talvez você tenha que enfrentar uma fila! Ah, e quando esses ingressos chegam ao fim, não tem mais como conferir a exposição desejada.
Aconteceu isso comigo na mostra de arte d’Os Gêmeos: peguei o ingresso sem horário e ainda na última semana em que a exposição estaria no Rio! Para completar, isso foi em janeiro, ou seja, mês de férias! Portanto, fiquei mais ou menos 1 hora na fila, mas valeu a pena.
Seja lá qual for o tipo de ingresso, você pode retirar pelo site do Centro Cultural Banco do Brasil.
Embora as exposições normalmente sejam gratuitas, as apresentações de teatro e música costumam ser pagas. Os ingressos, boa parte das vezes, custam em torno de R$30 e há possibilidade de pagar meia-entrada.
Por falar nisso, se você tem dúvidas sobre meia-entrada, seja para estudantes ou não, aproveite para conferir aqui na Revista do Estudante um conteúdo completinho sobre esse tema.
Existe uma unidade da Confeitaria Colombo no CCBB Rio. Caso você não saiba, a Confeitaria Colombo é um dos locais mais tradicionais do Rio de Janeiro e, por isso, uma excelente opção para você tomar um café durante sua visita ao Centro Cultural Banco do Brasil.
Além disso, há também o restaurante Lilia, que trabalha com uma gastronomia mais sustentável, valorizando a agricultura familiar e trazendo um menu artesanal e contemporâneo.
Quer tirar um dia para aproveitar ao máximo a região central do Rio? Então, perto do CCBB você pode ir a outros locais super interessantes!
O MAR (Museu de Arte do Rio) fica a cerca de 12 minutos de carro. Esse museu tem uma vista maravilhosa para o mar e fica muito perto do Museu do Amanhã, é possível ir andando tranquilamente de um para o outro.
A Igreja da Candelária, que tem uma arquitetura lindíssima, fica numa praça muito próxima ao Centro Cultural Banco do Brasil.
Há opções de restaurantes nos arredores do CCBB Rio e um deles é o Cais do Oriente, que fica a um minutinho (sem brincadeira) de distância. O crème brûlée desse restaurante é espetacular e o espaço é super agradável, com ambientes diversos que possibilitam que você curta desde um jantar romântico até um momento mais descontraído com amigos.
Se quiser conhecer a unidade principal e mais antiga da Confeitaria Colombo, ela fica na Rua Gonçalves Dias, cerca de 10 minutos de caminhada.
Além disso, em frente ao CCBB você ainda encontra uma banca de cadernos artesanais, quadros e pôsteres que vão te encantar. Eu não resisti e trouxe um caderno inspirado numa das obras de Van Gogh na minha visita mais recente!
O CCBB Rio fica na rua Primeiro de Março, número 66, no Centro do Rio de Janeiro. O local funciona das 9h às 21h, com exceção das terças-feiras, dia em que o Centro Cultural não abre.
No entanto, caso queira visitar a Confeitaria Colombo e o restaurante Lilia que ficam no CCBB, fique de olho nos horários específicos de funcionamento desses estabelecimentos, pois podem fechar um pouco mais cedo.
Texto e fotos desta matéria por Lillian Cruz.
As inscrições para o Vestibular 2025 da FATEC estão a todo vapor, mas alguns estudantes…
A partir desta terça-feira, a Japan House São Paulo recebe a exposição “A vida que…
Aconteceu ontem a primeira fase da Fuvest 2025, o vestibular para ingressar na Universidade de…
Fazer um intercâmbio de um mês é a solução perfeita para quem deseja fazer uma…
Boa notícia para os estudantes que participaram desta edição do Exame Nacional do Ensino Médio:…
Nesta manhã quarta-feira, 13 de novembro, a Unicamp divulgou a lista dos candidatos aprovados para…