Resumo para vestibulares | Cadeia Alimentar

Se você vai fazer algum vestibular, principalmente se não for o ENEM, você já notou que é difícil encontrar conteúdos com foco nestas provas. Pensando em resolver isso, nós da Revista do Estudante desenvolvemos resumos gratuitos para você estudar para vestibulares. Nosso tema de hoje é Cadeia Alimentar, um assunto bastante cobrado nas provas. Confira abaixo!


Cadeia alimentar para vestibulares

Abaixo você irá conferir o resumo desse tema. Nossa sugestão é que você faça anotações de acordo com sua compreensão do tema e, em seguida, faça um resumo bastante objetivo.

Afinal, o que é cadeia alimentar?

A cadeia alimentar é um conceito fundamental para entender a dinâmica dos ecossistemas e as relações entre os seres vivos. Portanto, se trata de uma sequência de organismos interconectados, nos quais cada um depende do outro para sua sobrevivência.

Níveis que uma cadeia alimentar possui

Primeiramente, vale a pena saber que a cadeia alimentar tem os produtores, consumidores e decompositores.

Produtores

Logo, ela começa com os produtores, que são seres autótrofos ou autotróficos. Isso é, são organismos capazes de produzir seu próprio alimento por meio da fotossíntese ou da quimiossíntese. Exemplos: plantas terrestres e algas aquáticas, pois são capazes de converter a energia solar em matéria orgânica.

Consumidores

Em seguida, temos os consumidores. Aqui é importante ressaltar que eles se dividem entre consumidores primários, secundários e até mesmo terciários.

Então, os primários são os herbívoros, que se alimentam diretamente dos produtores. Sendo assim, esses animais obtêm sua energia e nutrientes a partir das plantas. Porém, em alguns casos também podem se alimentar de bactérias! Exemplos de consumidores primários incluem coelhos, veados e gafanhotos.

Já os consumidores secundários, por sua vez, são os carnívoros que se alimentam dos consumidores primários. Portanto, eles obtêm energia ao consumir outros animais. Predadores como leões e lobos são alguns exemplos de consumidores secundários.

Acima dos consumidores secundários, existem os consumidores terciários, que são os carnívoros que se alimentam de outros carnívoros. Esses animais estão no topo da cadeia alimentar, ok! Uma águia que se alimenta de uma raposa, que por sua vez se alimenta de coelhos, é um exemplo de consumidor terciário. No entanto, se a águia se alimentar de um consumidor primário, ela será uma consumidora secundária naquela cadeia alimentar.

Em alguns casos, há ainda consumidores quaternários, que vão se alimentar dos terciários.

Por isso, é importante saber que essas informações devem ser aplicadas na hora de analisar uma cadeira alimentar. A prova pode trazer, por exemplo, a imagem de uma cadeia alimentar com vários seres. Dessa maneira, você deverá analisar qual ser vivo ocupa qual “status”.

Decompositores

Além dos produtores e consumidores, há também os decompositores, como bactérias e fungos, que transformam a matéria orgânica morta em substâncias inorgânicas. Esses decompositores são essenciais para a reciclagem de nutrientes no ecossistema.

Importância na ecologia

É necessário ressaltar que a cadeia alimentar não é um processo linear e isolado. Na natureza, as cadeias alimentares estão interligadas. Assim, elas formam teias alimentares ou redes tróficas. Os organismos geralmente têm mais de um tipo de alimento e podem ocupar diferentes posições em várias cadeias alimentares e, consequentemente, isso cria um equilíbrio ecológico no qual as populações de diferentes espécies são reguladas mutuamente.

As alterações em uma cadeia alimentar podem ter efeitos grandiosos em todo o ecossistema. Por exemplo: a extinção de uma espécie de consumidor primário pode afetar os consumidores secundários e, assim, afetam também os consumidores terciários. Isso vai causar desequilíbrios populacionais e irá afetar a saúde do ecossistema como um todo.

Por fim, tenha em mente que a cadeia alimentar representa a transferência de energia e nutrientes entre os seres vivos em um ecossistema. Os produtores são sempre a base da cadeia alimentar e são os seres vivos que terão a maior quantidade de energia dentro desse sistema. Essa energia vai passar para o consumidor primário, que passará para o secundário e assim por diante.

Procurando dicas e informações que vão te ajudar na jornada rumo à faculdade? Confira nossa categoria VESTIBULARES aqui na Revista do Estudante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *