O curso de Serviços Jurídicos é uma formação técnica muito procurada. Porém, muitas pessoas têm dificuldade em encontrar informações sobre essa área. Por isso, hoje você vai descobrir em qual ETEC pode cursar Serviços Jurídicos gratuitamente e mais detalhes sobre esse curso técnico. Confira!
Qual a carga horária do curso?
Antes de mais nada, algo fundamental a saber sobre um curso técnico é o tempo de duração dele. Sendo assim, no caso de Serviços Jurídicos, isso varia de acordo com a modalidade. Caso opte pelo curso modular, ele terá duração de três semestres. Ou seja, em 1 ano e meio é possível se formar! Além disso, a carga horária é de 1200 horas.
Por outro lado, quem opta pelo curso junto com o Ensino Médio irá fazê-lo ao longo dos três anos de formação escolar. Dessa forma, as matérias do curso serão divididas durante os anos de escola, facilitando o aprendizado.
Em quais modalidades há o curso de Serviços Jurídicos?
Embora muitas pessoas não saibam, o curso técnico em Serviços Jurídicos está disponível em três opções. A primeira é o curso modular, isso é, sem estar acompanhado pelo Ensino Médio. Neste caso, pessoas que já estejam pelo menos no 2º ano do Ensino Médio ou que já concluíram os estudos podem cursar!
Por sua vez, há o curso junto com o Ensino Médio. Portanto, há a junto ao Ensino Médio em Período Integral (M-TEC PI) e a opção em meio período, chamada de M-TEC ou Novotec Integrado. Vale ressaltar que, em qualquer uma das modalidades, para entrar nesse curso é preciso fazer o Vestibulinho ETEC, que é a prova de seleção. Clique aqui para entender melhor essa prova!
Quais são as ETECs que têm o curso de Serviços Jurídicos?
Agora é a hora de descobrir quais são as ETECs que têm a formação em Serviços Jurídicos. Entretanto, vale lembrar que essa lista pode mudar de um semestre para o outro, certo? Isso ocorre porque mais ETECs podem incluir esse curso ao longo dos anos, enquanto outras podem substituí-lo, caso haja pouca procura na região.
Então, veja abaixo a lista atual de ETECs oferecendo esse curso gratuitamente!
- Cel. Raphael Brandão (Barretos);
- Rodrigues de Abreu (Bauru);
- Prof. Armando José Farinazzo (Fernandópolis);
- Dr. Demétrio Azevedo Júnior (Itapeva);
- Martin Luther King (Guarulhos);
- ETEC de Ilha Solteira (Ilha Solteira);
- Prefeito Braz Paschoalin (Jandira);
- ETEC de Lins (Lins);
- Prof. José Ignácio Azevedo Filho (Ituverava);
- ETEC de Itararé (Itararé);
- Padre Carlos Leôncio da Silva (Lorena);
- Antonio Devisate (Marília);
- João Gomes de Araújo (Pindamonhangaba);
- Prof. Jadyr Salles (Porto Ferreira);
- José Martimiano da Silva (Ribeirão Preto);
- ETEC Jorge Street (São Caetano do Sul);
- Albert Einstein, CEPAM, Doutora Maria Augusta Saraiva, ETEC de Guianazes, Sapopemba, Getúlio Vargas, Jardim Ângela, Martin Luther King, Parque da Juventude e Tereza Aparecida C. N. de Oliveira (todas em São Paulo);
- Gustavo Teixeira (São Pedro);
- Prof. Francisco dos Santos (São Simão);
- Nair Luccas Ribeiro (Teodoro Sampaio)
- Dr. Celso Charuri (Capão Bonito);
- Darcy Pereira de Moraes (Itapetininga);
- Laurindo Alves de Queiroz (Miguelópolis);
- Rubens de Faria e Souza (Sorocaba).
Ademais, o curso está disponível de forma semipresencial nas cidades de Santa Barba D’Oeste (ETEC Prof. Dr. José Dagnoni) e São Paulo (ETEC Zona Leste).
Para quem essa formação é ideal?
Qualquer pessoa que tenha interesse em estudar Serviços Jurídicos e que esteja dentro dos pré-requisitos para o curso pode fazê-lo, desde que passe no Vestibulinho. Entretanto, ele é especialmente destinado às pessoas que gostam da área de Direito. É uma formação que envolve também conceitos de administração, matemática financeira e temas ligados aos negócios.
Dessa forma, se você pensa em fazê-lo para conseguir um emprego melhor ou até mesmo para ter noções básicas antes de ingressar em uma faculdade de Direito, será uma ótima opção.