Você já ouviu falar sobre o ProUni? Sem dúvidas, esse é um dos principais programas de acesso ao ensino superior aqui no Brasil. Porém, nem todos os estudantes entendam como ele funciona. Pensando nisso, hoje vamos te contar em detalhes como ocorre o ProUni!
O que significa ProUni?
Antes de mais nada, vale a pena entender um pouco mais sobre a criação do ProUni. Primeiramente, a sigla significa Programa Universidade para Todos. Trata-se de um projeto do governo federal que fornece bolsas de estudos para estudantes de baixa renda entrarem na faculdade.
Dessa maneira, ele é um programa de incentivo ao ensino superior. Todos os anos, milhares de pessoas que não poderiam pagar por uma graduação têm acesso a esse tipo de formação por meio desse programa.
A criação do programa ocorreu em 2004 e foi o presidente Luiz Inácio da Silva (Lula) quem sancionou a lei elaborada pelo MEC, a qual garantia o acesso às bolsas de estudos. Assim, desde então, anualmente as universidades fornecem vagas por meio desse projeto.
Quais opções de bolsas existem no Programa Universidade para Todos?
Atualmente, existem dois tipos de bolsas que você pode conseguir através do Programa Universidade para Todos. Em primeiro lugar, há a bolsa parcial, que oferece desconto de 50% nas mensalidades. Depois, por sua vez, há a bolsa integral. Neste caso, o estudante consegue 100% de desconto. Com isso, consegue fazer todo o ensino superior gratuitamente.
Quais são as regras para participar do ProUni?
Apesar de ser um programa de incentivo ao ensino superior, existem regras no ProUni. Elas servem, em geral, para que as bolsas de estudos cheguem às pessoas certas. Além disso, garantem a transparência do programa, ou seja, evitam falhas e fraudes.
A primeira regra, portanto, é que para participar do ProUni é preciso ter feito o ENEM. A classificação das vagas disponíveis para cada instituição é feita a partir das notas no exame. Portanto, é preciso ter feito o ENEM no ano anterior para concorrer às bolsas.
É importante saber também que existe um pré-requisito mínimo de nota. Logo, se você pretende conseguir uma vaga na faculdade pelo ENEM, capriche nos estudos para conseguir se sair bem na prova.
No entanto, esse não é o único critério para se tornar um universitário por meio do Programa Universidade para Todos. É preciso ter renda até 3 salários mínimos por pessoa da família para conquistar a bolsa parcial e renda de até um salário mínimo e meio para ter direito à bolsa integral.
Por fim, durante muitos anos, um pré-requisito do ProUni era ter cursado o ensino médio integralmente na rede pública ou ser bolsista da rede particular. Entretanto, no final de 2021, o presidente Jair Bolsonaro liberou, em Medida Provisória, o acesso ao programa às pessoas que estudaram como alunos pagantes em escolas particulares. Assim, é possível que as edições futuras do ProUni contem com essa possibilidade.
Quando geralmente ocorre essa seleção?
Em geral, o ProUni acontece tradicionalmente em meados de fevereiro e em meados de julho, na edição do segundo semestre. Porém, em alguns anos há a edição de vagas remanescentes, que normalmente ocorre entre abril e maio.