Qualquer um que esteja se dedicando intensamente aos estudos para passar na ETEC com certeza já ouviu falar sobre a ETEC Power, afinal, a plataforma vem se destacando como líder em aprovações. Por isso, você provavelmente já se perguntou o que essa plataforma tem de tão especial. Então, para sanar suas dúvidas, hoje vamos contar em detalhes quais são os segredos da preparação que mais aprova adolescentes, jovens e adultos que querem entrar na ETEC.
Antes de mais nada, um dos recursos mais determinantes para a aprovação diz respeito à forma de estudar. Ou seja, metodologia importa tanto quanto conteúdo. E, nesse aspecto, a ETEC Power tem um grande diferencial.
O método que os alunos da ETEC Power seguem foi desenvolvido por Lillian Cruz, uma das fundadoras da plataforma. Na adolescência, precisando melhorar suas notas após sair de uma escola municipal na periferia para uma escola de qualidade, Lillian deparou com artigos científicos que explicavam sobre o funcionamento do cérebro. Com base em pesquisas internacionais, ela desenvolveu uma forma única de estudar e em poucos meses se tornou uma das melhores alunas do colégio.
Com pequenas modificações, a jovem utilizou o mesmo método para ser aprovada no Vestibulinho ETEC para passar em um dos cursos oferecidos na cidade onde morava. Mais tarde, passou em seleções de grandes universidades. Dessa forma, rapidamente conquistou:
Além disso, Lillian ainda conquistou em aprovações como treineira em vestibulares; mais tarde, ao trabalhar em um cursinho presencial, pode validar seu método o ensinando a adolescentes e adultos.
Após diversos testes, o método passou a ser ensinado aos alunos das primeiras turmas da plataforma ETEC Power, gerando aprovações desde os primeiros meses. Aos poucos, passou por transformações que tornaram o método ainda mais prático.
Atualmente, o método conta com aspectos que Lillian desenvolveu durante suas especializações, sendo uma delas pela University College London, e também com base em pesquisas suas e de sua equipe.
Com isso, a metodologia aplica o Conceito BMA, que respeita a neuroplasticidade, um processo natural do cérebro humano que facilita o aprendizado em qualquer idade. Dessa forma, os estudantes passam de nível conforme evoluem nas aulas e adquirem os conhecimentos necessários.
Outro ponto fundamental que faz a ETEC Power ter uma taxa de aprovação de 98,3% (dados de fevereiro de 2024, com apuração dos aprovados no Vestibulinho ETEC 2024) é a união de técnicas de estudos em um conjunto conhecido pelos alunos como Estudo Ativo Estruturado, ou simplesmente EAE.
Esse detalhe, por sua vez, é o que permite um aprendizado efetivo. Isso é, os alunos da ETEC Power conseguem aprender de verdade. Dessa maneira, conseguem aplicar os conceitos, fórmulas e cálculos na hora da prova.
Entretanto, esses não são os únicos detalhes. A maneira como os estudantes revisam os conteúdos impacta bastante no aprendizado. Sendo assim, os alunos da ETEC Power utilizam a RGE, uma revisão desenvolvida por Lillian Cruz na época de seus estudos para provas de alta concorrência e que possibilita memorizar os assuntos por meses ou até mesmo anos.
Apesar de a metodologia fazer toda a diferença, outro fator decisivo na ETEC Power é em relação aos conteúdos. A partir de um mapeamento realizado pela equipe, analisando mais de 25 provas anteriores do Vestibulinho ETEC, a plataforma conta exatamente com as aulas de assuntos essenciais para a aprovação.
“Um erro de muitas pessoas que se preparam para a ETEC é a ideia de que precisam estudar centenas de tópicos. Isso não faz sentido, considerando que a prova conta com 50 questões; a partir do mapeamento e dos conhecimentos sobre a banca, identificamos os assuntos que realmente são abordados. É isso que os alunos da ETEC Power estudam: o que faz sentido para a prova”, diz Lillian.
Dessa forma, os adolescentes e adultos que desejam entrar no Ensino Médio ou nos cursos técnicos da ETEC focam naquilo que realmente é cobrado. Esse detalhe, por sua vez, reduz o tempo de estudos e aumenta em mais de 80% as chances de acertos na prova. Além disso, evita que os estudantes acumulem matéria e se sobrecarreguem.
Junto a esse detalhe, o conhecimento profundo sobre a seleção, uma vez que mais da metade da equipe já estudou na ETEC, facilita para que o conteúdo seja extremamente eficaz para a prova. Aliás, essa é a razão para que exemplos presentes em aulas da ETEC Power acabem aparecendo na prova de seleção.
“Não é mágica, é pura estratégia”, garante a especialista. “Quando os alunos fazem a prova e se surpreendem porque a questão perguntava exatamente o que estava na aula, a gente brinca dizendo que a nossa ‘bola de cristal’ não falha, mas, na verdade, isso é apenas o fruto de um trabalho bem feito”.
Junto ao método e às aulas, que acompanham sempre exercícios e resoluções comentadas, os alunos da ETEC Power ainda ficam sabendo de “truques” que facilitam a aprovação. Alguns deles são compartilhados em aulas, como, por exemplo, quais elementos costumam ser mais presentes nas questões de Química, uma das matérias cobradas na prova, estratégias de interpretação de textos e como fazer os cálculos em menos tempo.
Além disso, por ter uma equipe que possui um vasto conhecimento sobre a ETEC, a plataforma conta ainda com um suporte exclusivo para alunos. Sendo assim, os alunos que possuem dúvidas ou que precisam de uma motivação a mais podem entrar em contato com a equipe.
Uma das novidades do ano é algo chamado PowerFlix, uma espécie de treino diário que possibilita que os alunos aumentem o nível de conhecimento onde estiverem, em menos de cinco minutos por dia. Dessa forma, mesmo quando não podem dedicar tempo para as aulas, podem manter o aprendizado em alta.
Tudo isso traz exatamente o resultado que tantos ex-alunos demonstram em suas mensagens de agradecimento pela plataforma: um recorde cada vez maior de aprovações. Inclusive, muitas delas ocorrendo na ETEC de Guarulhos, uma das mais concorridas para Ensino Médio, e nos cursos como Enfermagem e Desenvolvimento de Sistemas, que estão entre os mais disputados dos últimos anos.
Leia também: Ex-aluna da ETEC Power passa em Medicina na Federal
As inscrições para o Vestibular 2025 da FATEC estão a todo vapor, mas alguns estudantes…
A partir desta terça-feira, a Japan House São Paulo recebe a exposição “A vida que…
Aconteceu ontem a primeira fase da Fuvest 2025, o vestibular para ingressar na Universidade de…
Fazer um intercâmbio de um mês é a solução perfeita para quem deseja fazer uma…
Boa notícia para os estudantes que participaram desta edição do Exame Nacional do Ensino Médio:…
Nesta manhã quarta-feira, 13 de novembro, a Unicamp divulgou a lista dos candidatos aprovados para…