Está se aproximando o momento tão esperado por quem deseja começar um curso técnico ainda este ano: o Vestibulinho ETEC do meio do ano, isso é, a prova do 2º Semestre de 2025.
Por isso, se você ainda não sabe como se preparar para essa seleção, chegou a hora de descobrir. Preparamos esse guia prático para te ajudar a entender o que estudar para entrar na ETEC, como esses assuntos são cobrados e qual rotina seguir para ser aprovado.
Matérias que caem no Vestibulinho ETEC do meio do ano
Antes de mais nada, é essencial entender quais são as áreas do conhecimentos que a prova da ETEC exige. Então, saiba que sua rotina de estudos precisa incluir as seguintes matérias:
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Biologia
- Química
- Física
- Geografia
- História
Independentemente do curso que você queira fazer, serão essas as disciplinas presentes na prova. Portanto, não deixe nenhuma delas fora do seu cronograma de estudos.
Dentro dessas disciplinas, existem assuntos que são cobrados. A lista exata de assuntos não é disponibilizada publicamente.
No entanto, existem duas maneiras de ter mais assertividade no que irá estudar. A primeira delas é investindo em um bom preparo para entrar na ETEC, como a plataforma ETEC Power, que possui videoaulas de cada um dos assuntos mais cobrados a partir da análise de mais de 30 edições do Vestibulinho ETEC. Porém, se neste momento você não puder investir em um preparo de qualidade, uma outra alternativa é analisar provas anteriores de pelo menos 3 a 5 anos do Vestibulinho.
Além disso, aqui na Revista do Estudante temos resumos de alguns dos principais conteúdos abordados na prova da ETEC nos últimos anos. Confira na aba Vestibulinho.
Como a prova da ETEC aborda os assuntos
O Vestibulinho ETEC é uma prova de característica SOCIAL, ou seja, traz uma abordagem que envolve temas atuais que têm impacto na sociedade.
Dessa forma, tenha em mente que as questões costumam exigir, junto com o conhecimento das matérias, um pouco de interpretação de textos.
Ao todo, a prova da ETEC tem 50 questões. Cada uma delas, por sua vez, conta com 5 alternativas. Sendo assim, você precisa ler cada questão, resolver e marcar a resposta correta. Ao fim da prova, todas as questões devem estar respondidas e com suas respectivas alternativas na Folha de Respostas, popularmente chamada de Gabarito.
Rotina de estudos para passar no Vestibulinho ETEC do meio do ano de 2025
Por enquanto, ainda não houve a divulgação do dia da prova do Vestibulinho ETEC do meio do ano. Porém, a previsão é que aconteça entre junho e julho deste ano.
Dessa maneira, considere que você tem em torno de dois meses para se preparar, partindo de uma rotina de estudos com início em abril.
Reserve as duas primeiras semanas de estudos para os tópicos basais, ou seja, aqueles que servem de base para aprender os demais conteúdos. Com esse tempo de preparo, o ideal é que estude pelo menos 3x na semana, reservando um dia para a matéria que você possui mais dificuldade e estudando dois assuntos diferentes nos outros dias.
Siga uma estrutura de estudo ativo; não basta somente ver vídeos ou ler conteúdos, isso definitivamente não faz uma pessoa passar na prova. O segredo para a aprovação está em estudar ativamente — os alunos da plataforma ETEC Power, por exemplo, seguem uma estratégia que estimula ao menos três sentidos de aprendizagem a cada aula, o que possibilita que aprendam de forma muito mais eficiente.
Além disso, faça o possível para revisar esses assuntos antes da semana seguinte.
Depois, passe para os assuntos que vão exigir alguns dos conhecimentos que você estudou nas duas primeiras semanas. Estudando sozinho, sem uma metodologia especializada e materiais de apoio, você provavelmente vai precisar de um período de pelo menos 4 semanas para se dedicar aos assuntos de nível médio. Aliás, vale a pena saber que eles são os mais cobrados na prova! Dessa maneira, continue se dedicando e, se puder, aumente sua frequência para ao menos 4 dias de estudos na semana.
Contudo, saiba que você não precisa estudar por longas horas em cada um desses dias. Se não for uma pessoa com muitas dificuldades, o período de uma hora vai ser o suficiente.
Reserve as últimas semanas de estudos para os conteúdos de nível avançado e para fazer uma revisão geral de tudo que estudou.