Se você já se inscreveu para fazer a prova da ETEC para ingressar no ensino médio ou curso técnico no próximo ano, certamente já notou que há algumas mudanças no Vestibulinho 2023. Porém, se não percebeu, é obrigatório saber mais sobre elas!
Nesta edição, há alguns detalhes que serão diferentes dos semestres e anos anteriores. Portanto, chegou o momento de descobrir o que mudou no Vestibulinho ETEC, que é uma das maiores seleções do estado de São Paulo. Confira agora!
Quais foram as maiores mudanças no Vestibulinho 2023?
Em primeiro lugar, saiba que o Vestibulinho ETEC é a seleção feita para entrar nas escolas técnicas que pertencem ao Estado de São Paulo e são mantidas pelo Centro Paula Souza. Sendo assim, o Vestibulinho ETEC não serve para ingressar em outras escolas, como o IFSP.
A primeira grande mudança que vai ocorrer a prova deste semestre, ou seja, a edição para entrar na ETEC no início de 2023, é em relação à aplicação da prova. Há mais de uma década, o Vestibulinho sempre acontece em uma tarde de domingo, normalmente às 13h.
Este ano, no entanto, a prova terá início às 8h. Embora não haja informações oficiais sobre a razão para a troca de horário, acredita-se que a mudança ocorreu devido às disputas da Copa do Mundo.
Dessa maneira, é essencial se planejar para chegar ao local de prova com antecedência, independentemente do meio de transporte que você vai utilizar. A organização costuma pedir que os estudantes cheguem antes para que possam se localizar com facilidade.
Aliás, vale ressaltar que dentro da escola onde ocorre a aplicação da prova há salas específicas para os candidatos. Em anos anteriores, havia marcação de cadeira para cada estudante. Por isso, chegar cedo é essencial para não se perder nem gerar atrasos.
Além disso, outra mudança bastante significativa foi quanto ao tempo de prova. Essa foi uma das mudanças no Vestibulinho 2023 mais marcantes, pois a prova tradicionalmente tinha 4 horas de duração, mas este ano terá 3 horas.
Entretanto, você não precisará responder as típicas 50 questões em menos tempo. Na verdade, a redução do tempo de prova traz também a diminuição das questões. Isso é, dessa vez a prova vai contar com 40 questões. Quem vai prestar a prova de vagas remanescentes dos cursos técnicos, por sua vez, terá 26 questões.
O que permanece igual na prova da ETEC para 2023?
Apesar de passar por algumas mudanças, o Vestibulinho ETEC continua trazendo questões das disciplinas abaixo:
- Português
- Matemática
- Biologia
- Química
- Física
- História
- Geografia
Além disso, as perguntas continuam com as 5 opções de alternativas. Por isso, além de respondê-las, é preciso transferir as respostas para o gabarito ao final do exame.
As regras para participar do Vestibulinho ETEC continuam as mesmas e, como de costume, os cursos de Teatro, Dança, Canto e Regência contam com uma segunda fase, que é a prova de aptidão.
Confira abaixo as principais datas do calendário oficial do Vestibulinho ETEC 2023.
É as 8 da manhã a prova esse ano?
Eu estou desesperada, preciso de você por favor me ajude meus estudos estão um caos por eu não saber me organizar, mesmo vendo seus vídeos fico confusa por não saber por onde começar como fazer nem o que significa fazer alguma dessas coisas.
Este ano sera as 08:30 no dia 18/12 em todo o brasil
e sobre organizaçao e facil!!!
PEGUE UM TEMPO LIVRE, UM HORARIO QUE VOCE NAO
ESTARA FAZENDO NADA,
DE PREFERENCIA USE UM CADERNO SO PARA ESTUDOS,
SEPARE COM POST-IT ALGO DE SUA PREFERENCIA,
DEPOIS SEPARES AS MATERIAS PORT., MAT., QUI.,
GEO., FIS., BIO., HIST., e vai estudando!!
coloque as explicaçao, e depois faça atividades, procure pegar facil e depois dificies e tenta resolver.
espero ter ajudado!!
Olá, na prova de 2024, a ETEC terá 40 questões ou 50?
Olá, Erick! Tudo bem?
O padrão da prova é ter 50 questões, só teve 40 na edição do final do ano passado por causa da Copa! 😊
Olá, Erick! Tudo bem?
Terá 50 questões!