O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) abriu inscrições para o Exame de Seleção do Concurso de Residência Médica 2025. Por isso, essa é uma oportunidade excelente para médicos que pretendem ingressar em uma das 33 especialidades oferecidas pela instituição. Ao todo, há 79 vagas disponíveis!
As inscrições vão até o dia 2 de outubro de 2024 e a prova, por sua vez, vai ocorrer em 3 de novembro de 2024. Sendo assim, para conferir detalhes sobre o cronograma, reserva de vagas e outros aspectos do concurso, consulte o edital completo.
Os programas de residência são realizados sob a responsabilidade da Associação Médica do Paraná (AMP), com as atividades desenvolvidas no Hospital Mackenzie sob a supervisão direta de profissionais médicos e das equipes de saúde.
O concurso é para os médicos com diferentes interesses, ou seja, tanto para os que buscam a residência médica em uma especialidade sem pré-requisito, quanto aqueles que pretendem complementar sua formação em uma especialidade com pré-requisito. Além disso, médicos estrangeiros e brasileiros com diploma obtido no exterior também podem participar da seleção, desde que possuam revalidação do diploma, conforme resoluções CFM nº 2.216/2018 e nº 2.313/2022.
As especialidades de acesso direto com vagas abertas são as seguintes: Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Intensiva, Neurocirurgia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia, Pediatria, Psiquiatria, Radiologia e Diagnóstico Por Imagem.
Contudo, há ainda as especialidades com pré-requisito. São elas: Cardiologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia do Trauma, Cirurgia Oncológica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Coloproctologia, Endocrinologia e Metabologia, Hematologia e Hemoterapia, Medicina Paliativa, Medicina Intensiva Pediátrica, Nefrologia, Neonatologia, Neurologia Pediátrica, Oncologia Clínica, Reumatologia, e por fim, Urologia.
Presente no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie desde 1975, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu. Logo, ela se destina a médicos sob a forma de treinamento em serviço. Segundo o diretor geral do hospital, Tiago Tormen, o programa de residência médica é a joia da instituição.
“Ao mesmo tempo que formamos profissionais de excelência, atendemos às necessidades da população”, explica Tormen.
Ademais, a residência médica no HUEM constitui também um trabalho humanitário. Atualmente, cerca de 91% dos atendimentos em nosso hospital são pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ainda de acordo com o diretor.
Com mais de 500 leitos, o Hospital Mackenzie realiza atendimentos em todas as linhas de cuidado. Dessa forma, os casos vão desde os mais simples até cirurgias e transplantes de alta complexidade. Com isso, o Hospital Mackenzie é o maior prestador de serviços do SUS no estado do Paraná, ultrapassando a marca de 2 milhões de atendimentos em 2023.
“Nossa grande e diversificada estrutura permite a formação de profissionais versáteis e polivalentes. Na área médica, o relacionamento multidisciplinar e multiprofissional é um diferencial importante de mercado”, complementa o diretor geral.
Leia também: Cursando Medicina? Confira 5 dicas para passar em provas internacionais
Estudar para a prova da ETEC é algo que tira o sono de muitas pessoas…
A cidade de São Paulo receberá, pela primeira vez, uma exposição imersiva sobre o craque…
Milhares de pessoas que têm o sonho de estudar em uma universidade pública geralmente esbarram…
As inscrições para o Vestibular 2025 da FATEC estão a todo vapor, mas alguns estudantes…
A partir desta terça-feira, a Japan House São Paulo recebe a exposição “A vida que…
Aconteceu ontem a primeira fase da Fuvest 2025, o vestibular para ingressar na Universidade de…