Saber se a ETEC é uma escola pública é uma dúvida que muitos estudantes têm. Graças às oportunidades e opções que a instituição oferece, é comum se perguntar isso. Então, hoje chegou o momento de descobrir isso.
O que é uma escola pública?
Antes de mais nada, vale a pena entender o que é uma escola pública. Em resumo, é todo tipo de escola que é mantida pelo governo, seja ele:
- municipal;
- estadual;
- federal.
Dessa forma, qualquer escola cuja verba para mantê-la venha a partir dos impostos públicos é pública. Ou seja, uma escola particular com bolsa ou escolas filantrópicas, mantidas por ONGs ou empresas privadas, não são públicas.
Afinal, a ETEC é pública ou não?
Sabendo da definição das escolas públicas, a ETEC é, sim, uma instituição pública. Isso é, você não precisa pagar mensalidades ou matrícula na ETEC, pois o governo está custeando as escolas técnicas de São Paulo por meio dos impostos.
No entanto, ao contrário da maioria das escolas públicas, o ensino da ETEC tem um nível de qualidade muito alto. Aliás, em algumas cidades, a ETEC está na frente de escolas particulares nos rankings de educação.
Se a ETEC é escola pública, por que é melhor que as outras?
Há anos as ETECs são consideradas referências de ensino. O mesmo acontece com outras instituições de ensino gratuito, como o IFSP, COTUCA e COTIL. Entretanto, o que faz essas escolas públicas serem melhores que as outras?
Na verdade, a resposta é mais simples do que você imagina. Embora seja mantida pelo estado de São Paulo, as ETECs são fruto de uma união com o Centro Paula Souza. Com isso, o ensino é melhor.
Para começar, o CPS contrata os professores por um processo seletivo diferente das escolas comuns. Além disso, as ETECs contam com uma infraestrutura superior. Sendo assim, há laboratórios, salas especiais, equipamentos e ferramentas que garantem um aprendizado de excelência.
Ademais, os alunos das ETECs também podem participar de projetos e experiências únicas. Por isso, mesmo sendo uma escola pública, estudar na ETEC te dá acesso a um nível de ensino de alto nível. Inclusive, não é por acaso que a ETEC se tornou a melhor escola pública do estado e uma das melhores do Brasil.
Por fim, vale lembrar que há uma seleção para entrar na ETEC. Dessa maneira, existe um “filtro” de quem vai frequentar ou não essas instituições, o que ocorre a partir da prova: o Vestibulinho ETEC. Assim, essa escola conta com alunos engajados e que realmente estão em busca de um futuro promissor.
É maravilhoso ter este conhecimento, mais profundo sobre a ETEC, pois meu filho passou no vestibulinho 2024, e conseguiu uma classificação satisfatória, e já faz parte do curso de técnico em química.