Se você já assistiu Harry Potter, provavelmente já ficou com vontade de estudar na Inglaterra. Cá entre nós, quem nunca sonhou com os uniformes das Casas, não é mesmo? Isso sem contar as atividades extracurriculares que sempre vemos nos filmes e livros. Porém, se você sempre ficou se perguntando se estudar na Inglaterra realmente é assim, agora é o momento de descobrir o que é real e o que é ficção.
Para isso, conversamos com a Melissa, que compartilha dicas de inglês britânico no perfil Londres na Latinha, e elas nos contou vários detalhes em uma entrevista exclusiva para a Revista do Estudante. Então, chegou a hora de saber vários bastidores e ficar com ainda mais vontade de estudar na Inglaterra. Confira!
Como a Melissa foi estudar na Inglaterra | adaptação ao idioma e primeiros meses na escola
Antes de mais nada, vamos conhecer um pouco da história da Melissa! Os pais dela se mudaram para a Inglaterra quando a Mel ainda era bem pequena e, por isso, ela vive e estuda na Inglaterra. Então, conheça um pouco mais sobre a história dela e como foi o início de sua vida escolar.
RE: Melissa, você morou alguns anos no Brasil, certo? Apesar de ser muito nova na época, quais são as principais diferenças que você percebe entre a cultura brasileira e a cultura britânica?
Melissa: Sim, morei no Brasil até os 3 anos! Lá é mais quente e dá pra aproveitar mais as praias. Em Londres são poucos meses de calor. E gosto da comida brasileira também!
RE: Você se lembra como foram os primeiros meses na escola, sem falar inglês?
Melissa: Não lembro, mas minha mãe me conta que eu já falava inglês porque ela me levava nos parques pra brincar com outras crianças e aprender o idioma.
RE: Como foi para fazer amigos aí na Inglaterra?
Melissa: Foi fácil. Nunca tive problemas pra fazer amigos aqui, nem quando mudei de escola.
RE: Foi difícil se adaptar aos estudos em inglês?
Melissa: Fui alfabetizada aqui, então foi fácil porque aprendi desde pequena! Adoro ler, isso ajuda muito também.
RE: Você sente alguma diferença na escola por ser filha de brasileiros?
Melissa: Não tem diferença nenhuma, tenho amigos de outros países também. Tenho amigos que são dos Estados Unidos, Portugal, França…
RE: Na sua escola há brasileiros, além de você?
Melissa: Não conheço nenhum brasileiro na escola. Conheço alguém de Portugal, mas não falamos português, só inglês mesmo.
Tudo que você queria saber sobre estudar na Inglaterra | horários, uniformes e matérias!
Agora, vamos entender um pouco mais sobre a vida de uma estudante na Inglaterra! Como são muitas diferenças em relação ao Brasil, nós perguntamos vamos curiosidades para a Melissa e, assim, elas nos contou vários detalhes super legais. Olha só!
RE: Como é a rotina de estudos na Inglaterra? A carga horária é muito puxada?
Melissa: A gente estuda das 8:30 até às 14:30. Todo mundo faz esse mesmo horário, não é como no Brasil que você pode escolher se quer ir de manhã ou à tarde. Minhas matérias favoritas são DT (Design and Technology) e Drama (Teatro)
RE: Uma curiosidade de muitos brasileiros é sobre os uniformes das escolas britânicas. Eles realmente são como nos filmes?
Melissa: Sim, eles são bonitos! São como nos filmes. Usamos blazer e gravata. Nossa gravata tem a cor da “casa” que fazemos parte, igual nos filmes do Harry Potter. Minha casa é a Griffin e temos competições durante o ano pra ganhar pontos. As competições são de esportes, fotografia, baking (culinária)… também ganhamos pontos por participar das aulas, ajudar um amigo etc..
RE: Além das matérias comuns que existem (matemática, história, biologia..), existem matérias diferentes que você estuda na Inglaterra? Quais?
Melissa: Design and Tecnology, onde aprendemos a criar objetos com diversos tipos de materiais. Já fizemos projetos com tecido, madeira e acrílico. Temos também Food Tec, onde aprendemos sobre os alimentos e fazemos receitas. Já fiz bolo, macarrão, pães e pizza. Temos também aulas de música, teatro e RPE (Religion, Philosophy and Ethics). Temos uma cozinha com várias bancadas pra aula de Food Tec e uma oficina pra aulas de Design. Também gosto do laboratório de ciências porque fazemos experimentos. Também aprendemos uma nova língua. Você pode escolher francês ou espanhol. Eu estou aprendendo francês, é um pouco difícil, mas eu gosto.
RE: Para você, quais são as melhores partes de estudar na Inglaterra?
Melissa: Nunca fui pra escola no Brasil, mas pelo que me contam, aqui temos matérias mais práticas e também a oportunidade de viajar pra treinar o idioma que escolhemos estudar. Temos passeios em museus e galerias, temos também passeios pra fazer canoagem no rio Tâmisa. Aqui também temos os “after clubs” que são atividades depois da escola e podemos participar. Tem dança, artes, xadrez, futebol… é divertido e tem pra todos os gostos. Eu gosto da minha escola porque tenho muitos amigos e porque tenho matérias interessantes. Mas também adoro que aqui temos 1 semana de férias a cada half term (a cada 3 meses). Quem não gosta de férias? 😄
Como VOCÊ pode se tornar um estudante na Inglaterra ✨
Como você já viu, estudar na Inglaterra é uma experiência super diferente! Aliás, você sabia que existem várias formas de se tornar um estudante em outro país? No caso da Mel, ela foi com a família, mas, para quem pretende ir sozinho, existem opções de intercâmbio para diferentes idades.
Porém, como a Mel nos contou, saber inglês fez com que a adaptação na escola fosse bem mais fácil! Por isso, é ideal que você já coloque os estudos desse idioma em seus planos e, inclusive, vale a pena usar as dicas da Melissa a seu favor!
Então, acompanhe o Instagram dela, que é o perfil Londres na Latinha, e aprenda várias expressões, dicas de vocabulário e a pronúncia do inglês britânico com a Melissa de forma super leve e divertida!