Entrar numa universidade pública é um sonho para muitas pessoas. Por isso, o SISU é uma oportunidade inúmeros estudantes todos os anos. Porém, você sabe como funciona essa seleção? Caso não saiba, hoje vamos te contar exatamente como ele é.
SiSU: Sistema de Seleção Unificada
Antes de mais nada, você precisa saber que a sigla SISU significa Sistema de Seleção Unificada. Resumidamente, trata-se de um sistema focado em selecionar alunos para diversas instituições federais e estaduais do Brasil. Em geral, ele ocorre duas vezes por ano: no primeiro semestre e no segundo. Dessa forma, as turmas de inverno das faculdades também recebem alunos por meio desse sistema.
A criação do SISU ocorreu em 2010, por meio do Ministério da Educação. Ou seja, ele é um sistema governamental. Seu objetivo, inclusive, é facilitar o acesso ao ensino superior nas universidades públicas. Antes, essas instituições normalmente selecionavam estudantes apenas por meio de vestibulares próprios. Embora eles ainda existam, nos últimos dez anos muitas delas passaram a usar o Sistema de Seleção Unificada para a maioria parte das vagas.
Com isso, pessoas que frequentaram a rede pública ou estudantes de baixa renda, os quais normalmente não têm acesso a um nível de educação exigido em muitos vestibulares ou até mesmo aqueles que não poderiam pagar por várias taxas de inscrições em faculdades diferentes, podem ter um amplo acesso a vagas.
Quem pode participar?
Apesar de ser uma oportunidade pensada para democratizar o acesso à universidade pública, não há restrições de classe social ou escolaridade pública para participar do SISU. Pessoas que frequentaram escolas particulares e estudantes de qualquer faixa de renda podem participar.
Entretanto, existem cotas. Assim, geralmente há vagas reservadas para estudantes indígenas, afrodescendentes e pessoas que frequentaram escolas públicas, além daqueles que possuem deficiências.
Como funciona o SISU?
A seleção não ocorre de forma aleatória. Na verdade, ela acontece utilizando a nota do ENEM. Sendo assim, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio no ano anterior para se inscrever no SISU e, mais do que isso, é importante ter uma boa nota nas quatro áreas do conhecimento, além de pontuar bem na redação.
Então, estudantes que fizeram o ENEM 2021, seja na versão comum ou na digital, poderão participar da seleção de 2022. Normalmente, a primeira edição do ano (1º Semestre) tende a ocorrer em meados de fevereiro. A edição do segundo semestre, por sua vez, é geralmente entre julho e agosto.
No entanto, é sempre bom ficar atento ao calendário do programa para não perder a chance. Na maioria das vezes, os prazos são curtos! Por isso, é preciso ser rápido para se inscrever no sistema.
Além disso, costuma haver nota de corte. Ela sai diariamente, permitindo que você veja qual a nota do candidato que certamente conseguirá a última vaga da turma. Com isso, é possível trocar sua opção de curso, instituição ou período para ter mais chances.
Por fim, sai o resultado. Ele permite que você veja se conseguiu ou não uma vaga! Em caso positivo, é preciso fazer a matrícula. Se não passar, ainda há a possibilidade de conseguir entrar na segunda chamada.
Há alguma taxa?
Assim como no caso do ProUni, não existe nenhuma taxa. O único custo é o da prova do ENEM, pois é preciso participar do exame para ter acesso às vagas do SISU.