O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2023 começou nesta segunda, 17 de abril, e termina em 28 de abril. Aliás, vale lembrar que as provas ocorrerão em 5 e 12 de novembro!
Os candidatos que desejam pedir isenção devem se enquadrar em uma das seguintes categorias:
- alunos do ano série do ensino médio em 2023 em escolas públicas;
- pessoas que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou foram bolsistas integrais em escolas particulares e que, além disso, têm renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- pessoas que declararem situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
No entanto, aqueles que conseguiram isenção para o Enem 2022 e não compareceram devem justificar sua ausência. Dessa forma, poderão solicitar isenção novamente este ano.
Portanto, a justificativa deve ser feita até o 28 de abril na Página do Participante, acessível com o login único da plataforma Gov.br. Caso não se lembre da senha, você pode recuperá-la em acesso.gov.br, ou seja, o site integrado do Governo Federal.
Valor da taxa de inscrição do Enem 2023
Ainda não há informações oficiais sobre o valor da taxa de inscrição do Enem 2023. Entretanto, no ano passado, a prova custou R$85. Por isso, acredita-se que o valor este ano será próximo ou igual a este.
Por fim, é importante lembrar que a isenção não garante a inscrição no Enem 2023. Tratam-se de processos diferentes! Dessa forma, mesmo quem solicitar a isenção deverá realizar sua inscrição normalmente.
Prazo de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Os candidatos devem se inscrever entre 5 e 12 de junho para que possam garantir sua participação no exame. O resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição será divulgado em 8 de maio, com possibilidade de recurso de 8 a 12 de maio, segundo o edital do Ministério da Educação.