Você já sabe que que o Vestibulinho ETEC finalmente deu sinal de vida e que as inscrições começaram, mas será que está por dentro da lista de documentos para se inscrever na ETEC? Se chegou até aqui, é bem provável que esteja com dúvidas sobre isso!
Porém, não precisa se desesperar. Na matéria de hoje, vamos te contar quais são os documentos para se inscrever na ETEC nesta seleção para 2022. E um pequeno spoiler: se você não tiver algum deles, já se organize para providenciar enquanto há tempo!
Documentos para se inscrever na ETEC: documentação pessoal
O primeiro que você vai precisar é o CPF. Aqui no Brasil, existem vários modelos e todos são válidos, apesar de cada um trazer a informação pedida (que é o número dele) de um jeito diferente. Então, o que não vale é não ter CPF, ok?
Inclusive, já fique sabendo que você NÃO PODE usar o CPF da sua mãe, do seu pai, avô… enfim! Precisa ser especificamente um CPF no seu nome.
No entanto, caso seja menor de 16 anos, você também vai precisar do número do CPF da pessoa que é responsável legal por você. Sendo assim, já avisa em casa para essa pessoa deixar o número do CPF contigo para que você consiga fazer sua inscrição no Vestibulinho ETEC 2022.
Além disso, também é preciso ter seu documento de identidade com foto. Neste caso, pode ser o RG, registro de estrangeiro (só se você for estrangeiro, é claro!) ou CNH.
Por fim, você precisa do seu comprovante de escolaridade… e é aí que mora o perigo! Não vale enviar o documento que você quiser, hein? Se liga nas instruções abaixo!
Documentos para se inscrever na ETEC: documentação escolar
Se você deseja entrar em qualquer modalidade de ensino médio, ou seja…
- M-TEC PI
- Novotec Integrado ou M-TEC (Noturno, Matutino ou Vespertino)
- Ensino Médio com Ênfase
- AMS
… você vai precisar do seu histórico escolar do 8º ano do Ensino Fundamental (ou 7ª série, caso sua cidade adote o ensino fundamental de 8 anos, isto é, aquele que vai da 1ª série até a 8ª série).
Por outro lado, se a sua ideia é entrar somente no curso técnico, vai precisar do histórico do 9º ano do fundamental (ou 8ª série).
Se você já terminou seu ensino médio, já fez um curso técnico e quer fazer um curso de especialização técnica na ETEC, o seu histórico precisa ser do 2º ano ou 2ª série do Ensino Médio.
“Ai, meu Deus! E se eu não tiver alguma parte da documentação? O que eu faço?”
Respira e não pira! Felizmente, existem substituições para alguns casos.
Por exemplo, se você fez um novo RG recentemente e ele não está pronto ainda, pode utilizar o protocolo. Se não tiver algum dos documentos de escolaridade para se inscrever na ETEC, pode utilizar declarações de notas ou as opções de boletins autorizados no Vestibulinho ETEC.
Mas, atenção: não vale ser qualquer declaração nem qualquer tipo de boletim, ok? Fique atento às especificações de cada item pedido na inscrição!
Aliás, se você quiser fazer sua inscrição sem medo de errar e com o direito de tirar suas dúvidas sobre as etapas do processo de se inscrever no Vestibulinho ETEC, vale a pena adquirir a LilliClass: Passo a Passo para se Inscrever no Vestibulinho ETEC 2022.
Além do passo a passo detalhado em vídeo, lá você ainda encontra modelos de declarações para simplesmente imprimir e levar na escola, caso precise. E, claro, pode utilizar a área de comentários para tirar suas dúvidas!
Muito obrigada Lillian pelas informações 😍😍😍😍
Eu admiro muito seu trabalho e sou muito grata por insentivar os estudantes a buscar caminhos melhores e especializações diferenciada 🙌💓💓💓