Ferramentas

Modelo de declaração de escolaridade pública para ETEC

A matrícula da ETEC é uma etapa muito importante para conseguir sua vaga. No entanto, há documentos que são essenciais nessa etapa e que nem todo estudante possui. Um deles é um comprovante de escolaridade pública!

Caso você não saiba, todo candidato que declarou que estudou em escola pública durante os anos finais do ensino fundamental, ou seja, no 6º, 7º, 8º e 9º anos, ganha 10% de acréscimo à nota. Porém, é necessário comprovar esse direito no ato da matrícula!

Dessa forma, você deve checar o seu histórico escolar para descobrir se ele traz a informação necessária. Isso é, no seu histórico precisa aparecer que você cursou essas séries em escolas estaduais, municipais ou federais.

Vale lembrar que escolas do sistema S, como SESI e SENAC, não são instituições públicas. Dessa forma, elas não garantem acréscimo!

Mas, se você fez seu fundamental na rede pública e não tem histórico, ou se nele não há essa especificação, sem problemas! Embora muitos não saibam, é possível anexar em sua matrícula (no caso da matrícula online do Vestibulinho por histórico) ou levar até a ETEC (em caso de matrículas presenciais, ou seja, quando o Vestibulinho ETEC acontece de forma tradicional, por prova) um comprovante de escolaridade pública.

O que é o comprovante de escolaridade pública?

Esse documento é um tipo de declaração que sua escola pode emitir. É importante que tenha a assinatura e carimbo da diretora ou outro funcionário responsável da secretaria escolar.

Você pode, em geral, pedir uma declaração na escola. Contudo, há instituições que não disponibilizam esse documento ou que têm um prazo longo para elaboração. Por isso, preparamos um modelo de comprovante que você pode imprimir. Dessa forma, basta levar à escola e pedir para a direção preencher.

Clique abaixo para fazer o download do modelo de comprovante de escolaridade pública!

Em seguida, você deve imprimir e levá-lo para a escola. É importante saber que todos os espaços devem ser preenchidos com seus dados. Além disso, se possível, peça para sua escola carimbar a parte de cima com o carimbo da escola, se tiver, e abaixo com o carimbo do funcionário que preencheu o comprovante.

Revista do Estudante

View Comments

Recent Posts

O que estudar para a prova da UNIVESP em um mês

O Vestibular 2025 da UNIVESP está chegando! Milhares de estudantes farão a prova no dia…

4 semanas ago

Lista de exercícios para a ETEC sobre Tipos Textuais

Estudar sobre os Tipos Textuais é algo de extrema importância para quem pretende passar na…

1 mês ago

O que estudar para a prova da FATEC do meio do ano de 2025

Se você pretende fazer a prova da FATEC do meio do ano, chegou a hora…

1 mês ago

Como conseguir isenção de taxa no Vestibular FATEC 2025

As inscrições para a prova do meio do ano no vestibular FATEC 2025 já começaram,…

1 mês ago

Exercícios sobre Figuras de Linguagem para a prova da ETEC

O tópico Figuras de Linguagem é um assunto que você definitivamente precisa saber para passar…

1 mês ago

IFSP abre 2080 novas vagas para cursos técnicos

O Instituto Federal de São Paulo abriu inscrições esta semana para as mais de 2…

1 mês ago