A lista dos cursos mais concorridos do Vestibulinho ETEC 2022 está disponível! Nessa edição, três cursos lideram o ranking dos mais buscados. Por isso, veja agora mesmo quais são eles e entenda o que significa essa lista!
A lista de cursos mais concorridos é feita a partir das demandas dos cursos. Aliás, vale a pena saber que demanda é a relação candidato-vaga na ETEC. Ou seja, ela representa quantas pessoas disputam cada vaga de cada curso.
Sendo assim, os cursos que estão entre os mais concorridos são aqueles nos quais há mais pessoas disputando cada vaga.
Em geral, o Centro Paula Souza divulga o TOP 10 de opções com maiores concorrências. Dentro dessa lista, há cursos de diversas modalidades e que são oferecidos em ETECs diferentes. Portanto, confira quais são os três que mais se destacaram neste semestre:
O curso técnico em Enfermagem, na ETEC Carlos de Campos, conquistou a maior concorrência nessa edição do Vestibulinho. A demanda dele nessa ETEC é de 27,40 e, neste caso, não é nenhuma surpresa, pois geralmente é uma ETEC que aparece no ranking com esse curso.
Além disso, Enfermagem também se destacou na ETEC Carolina Carinhato Sampaio, com demanda de 16,68 pessoas por vaga, na ETEC de Suzano (demanda 14,48) e na ETEC Philadelpho Gouvêa Neto (13,85).
Neste semestre, o Ensino Médio com técnico em Desenvolvimento de Sistemas na ETEC de Guarulhos ficou em segundo lugar na lista. A demanda, por sua vez, é de 22,85 pessoas por vaga.
Nas ETECs Zona Leste e Bento Quirino também há uma grande procura por essa área, com demandas de 22,85 e 15,69.
Quem pretende fazer Ensino Médio com técnico em Administração na ETEC de Guarulhos está em busca de uma das vagas mais concorridas, pois essa opção ficou em terceiro lugar na lista, com demanda de 20,03. Aliás, também é um curso bem procurado na ETEC de Embu (demanda de 14,83) e na ETEC de Itaquera, com uma demanda de 14,25.
Na maioria das vezes, um curso é muito concorrido quando é visto como uma boa oportunidade para entrar no mercado de trabalho. Por isso, com base no ranking e no mercado de trabalho atual, as áreas de Enfermagem, Administração e Desenvolvimento de Sistemas estão se destacando.
No entanto, a dificuldade para passar num curso muito concorrido é maior. Como o Vestibulinho é uma seleção classificatória e tem limite de vagas, muitas pessoas que se inscreveram para esses cursos vão ficar de fora. Sendo assim, vale a pena pensar em outras oportunidades.
Tenha em mente que, se você não passar na ETEC desta vez, você precisa ter uma outra possibilidade de construir uma carreira promissora. Portanto, desde já, comece a pensar em opções de cursos profissionalizantes e outras coisas que você pode fazer se não conseguir uma vaga.
As inscrições para o Vestibular 2025 da FATEC estão a todo vapor, mas alguns estudantes…
A partir desta terça-feira, a Japan House São Paulo recebe a exposição “A vida que…
Aconteceu ontem a primeira fase da Fuvest 2025, o vestibular para ingressar na Universidade de…
Fazer um intercâmbio de um mês é a solução perfeita para quem deseja fazer uma…
Boa notícia para os estudantes que participaram desta edição do Exame Nacional do Ensino Médio:…
Nesta manhã quarta-feira, 13 de novembro, a Unicamp divulgou a lista dos candidatos aprovados para…