No caminho para a excelência na Medicina, há desafios que testam não somente os conhecimentos dos estudantes, como também a capacidade de manter o foco e otimizar o tempo de estudo. Dessa forma, como alguém que trilhou essa jornada por meio de residências médicas, tanto no Brasil quanto nos EUA, o Dr. Rafael Duarte entendeu a importância de abordagens eficazes. Por isso, hoje o médico e professor compartilha suas estratégias testadas e comprovadas para tornar o processo de aprendizagem mais produtivo e menos exaustivo. Confira abaixo!
Mantenha uma rotina dinâmica em sua jornada na Medicina
Antes de mais nada, tenha em mente que o estudo não deve ser uma maratona de leitura de apostilas ou uma longa sessão de videoaulas. Essas técnicas passivas logo se tornam monótonas e, acima de tudo, cansativas. Em vez disso, utilize métodos ativos no dia a dia. Flashcards, por exemplo, são excelentes para a memorização e revisão sucinta de conceitos.
Outra técnica é a resolução de questões. Além de testar o conhecimento, resolver questões também prepara o estudante para o formato e a complexidade de exames internacionais, como o USMLE. Sendo assim, alternar entre métodos passivos e ativos mantém a mente engajada e torna o estudo mais eficiente.
Organize o ambiente e tenha um cronograma
Defina um cronograma específico para seus estudos durante a faculdade de Medicina. Se possível, inclua horários fixos e objetivos claros para cada sessão. Além disso, um ambiente organizado reflete diretamente na eficácia do aprendizado. Um espaço limpo e ordenado minimiza distrações e melhora a concentração.
Selecione cuidadosamente materiais de estudos de Medicina
Menos é mais quando se trata de materiais de estudo na Medicina. Embora a tentação de coletar inúmeros livros e recursos on-line seja grande, isso mais atrapalha do que ajuda. Escolha até duas fontes principais de estudos teóricos, complementadas por um banco de questões e um programa de flashcards. Essa abordagem prática e objetiva evita a sobrecarga de informações e permite um estudo mais focado e profundo.
Incorpore pausas e lazer em sua rotina de preparo para os exames internacionais
Estudar para exames desafiadores, como é o caso do USMLE, requer uma boa dose de dedicação. Entretanto, é essencial evitar o esgotamento. Sendo assim, insira pausas regulares na rotina de estudo. Você pode usar técnicas como o método Pomodoro, por exemplo, que propõe períodos focados e intercalados com intervalos curtos. Ademais, reserve um período para o lazer e tenha um tempo para estar entre amigos e família. Esses momentos de descontração são cruciais para a recuperação mental e emocional.
Por Rafael Duarte, CEO da RD Medicine
Sobre a RD Medicine
A RD Medicine é uma escola fundada pelo médico e professor Rafael Duarte, formado pela UERJ e residente do Albert Einstein Medical Center, na Filadélfia. Com cursos preparatórios e mentoria completa para internacionalização de médicos brasileiros, a empresa auxilia outras pessoas a entrarem no concorrido mercado de trabalho de Medicina nos Estados Unidos.
Leia também: As 10 faculdades de Medicina mais baratas do Brasil