Milhares de pessoas que têm o sonho de estudar em uma universidade pública geralmente esbarram em um obstáculo: a incompatibilidade com a rotina. Embora hoje em dia existem muitas instituições espalhadas pelo Brasil, nem sempre existe alguma perto de casa. Com isso, o fato de os cursos serem majoritariamente presenciais impede que muitos brasileiros ingressem neles. Contudo, há mais de uma década existe uma oportunidade para aqueles que desejam cursar o ensino superior e não podem pagar as mensalidades de uma universidade particular, mas também não podem mudar de cidade ou se deslocar todos os dias para as aulas: a UNIVESP.
Com sua fundação em 2012, o Brasil passou a ter a primeira universidade pública com ensino online no país. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo começou sua trajetória com o curso de Licenciatura em Ciências, mas possui atualmente nove cursos de graduação e ainda conta com opções de pós-graduação. Aliás, vale ressaltar que os cursos são oferecidos em parceria com outras instituições conceituadas. Algumas delas, inclusive, são a USP, Unesp, UNICAMP e o Centro Paula Souza.
Atualmente, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo conta com graduações em três eixos: Administração e Produção, Computação e Licenciaturas.
Dessa forma, as formações em Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais, sendo este último uma forma de grau tecnológo, fazem parte da área que une o setor de produção ao administrativo. Por sua vez, o ramo mais tecnológico conta com os cursos de Ciências de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação. Já no caso das licenciaturas, as graduações são em Matemática, Pedagogia e Letras.
Por ser uma instituição com foco no ensino à distância, a UNIVESP tem centenas de polos espalhados pelo estado de São Paulo. Dessa forma, os estudantes assistem às aulas em casa, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, e realizam as provas e atividades presenciais no campus mais próximo.
Em 2023, a universidade contabilizou mais de 420 polos que se distribuem por mais de 370 cidades paulistas. Com isso, pessoas do interior, da capital e do litoral de São Paulo podem concorrer às vagas da instituição. Ademais, os residentes de outros estados, caso possam se deslocar até o polo escolhido para a realização das avaliações, também podem entrar na UNIVESP.
A seleção para ingressar na Universidade Virtual do Estado de São Paulo ocorre por meio de um vestibular. Em geral, a seleção conta com 56 questões e uma redação. A divisão da prova costuma seguir o seguinte padrão:
Ao todo, são 5 horas para realizar a prova. Então, se você está pensando na ideia de estudar nessa instituição, fique atento aos nossos conteúdos para obter mais informações sobre o próximo vestibular.
As inscrições para o Vestibular 2025 da FATEC estão a todo vapor, mas alguns estudantes…
A partir desta terça-feira, a Japan House São Paulo recebe a exposição “A vida que…
Aconteceu ontem a primeira fase da Fuvest 2025, o vestibular para ingressar na Universidade de…
Fazer um intercâmbio de um mês é a solução perfeita para quem deseja fazer uma…
Boa notícia para os estudantes que participaram desta edição do Exame Nacional do Ensino Médio:…
Nesta manhã quarta-feira, 13 de novembro, a Unicamp divulgou a lista dos candidatos aprovados para…