intercâmbio

Intercâmbio: como se organizar para fazer

Você sonha em fazer intercâmbio, mas não faz ideia de como se organizar para isso? Embora muitos estudantes pensem que precisam de muito dinheiro para esse tipo de experiência, a verdade é que existem opções para todos os bolsos. Por isso, chegou a hora de entender como você pode tirar essa meta do papel nos próximos anos!

Conheça os tipos de intercâmbio

Antes de mais nada, você precisa conhecer os tipos de intercâmbio que existem. Muitas pessoas pensam apenas no High School, o tradicional feito por estudantes ao fim do ensino médio. No entanto, existem muitas outras possibilidades. Talvez você não saiba, mas existe a opção de viajar como au pair, intercâmbio voluntário, entre outros.

Escolha qual tipo de intercâmbio você quer fazer

Após entender quais são os tipos que existem, defina qual é o ideal para você. Aspectos como custo, duração e tipo de acomodação são coisas que você deve levar em consideração. Além disso, a sua idade e sua rotina atual são fatores que você deve considerar também.

Decida para onde deseja ir

Provavelmente você já conheça os destinos mais óbvios para ser um intercambista. Entretanto, o mundo vai muito além de Estados Unidos, Austrália e Inglaterra. Você pode estudar no Canadá, por exemplo, ou na Irlanda, que são destinos menos procurados e, muitas vezes, com valores mais acessíveis para quem tem um orçamento mais curto.

Determine quando você deseja fazer o intercâmbio

Após escolher para onde vai e qual intercâmbio você quer fazer, vale a pena já pensar numa possível data. Se você quer gastar menos, comece a planejar com mais antecedência. Cerca de dois e a três anos costumam ser o suficiente! Por outro lado, se você tem um orçamento maior, você pode definir a data com um ano ou menos de antecedência.

Escolha bem a escola

Escolher a escola ou local onde irá estudar algo no seu intercâmbio é fundamental. Vale a pena pesquisar bem e avaliar qual instituição é a melhor, afinal, o local onde você vai estudar é um ponto muito importante, principalmente em intercâmbios com foco em aprender o idioma.

Liste todos os custos do seu intercâmbio

Seja organizando por agência ou por conta própria, um intercâmbio sempre terá custos. Aliás, vale a pena saber que o custo não é apenas a escola e a passagem aérea; você precisa pensar em outros aspectos, como:

  • malas;
  • roupas adequadas para a temperatura do local, pois nem todos os países têm clima semelhante ao do Brasil;
  • custos com hospedagem, afinal, nem todo intercâmbio envolve morar com uma host family;
  • seguro viagem;
  • passaporte e visto;
  • alimentação e transporte.

Ou seja, vale a pena montar uma tabela com todos os custos para que você possa se planejar melhor.

Junte dinheiro para o seu intercâmbio

Depois de calcular quanto vai custar a sua viagem, é hora de começar a juntar dinheiro para o intercâmbio. Se você já ganha seu próprio dinheiro, vale a pena fazer renda extra ou pensar em maneiras de aumentar seu salário para ganhar mais. Com isso, você terá um valor maior para poupar mensalmente.

Se ainda não trabalha, comece a buscar fontes de renda. Quer uma dica? As fontes digitais estão com tudo e podem te fazer ganhar bastante dinheiro muito antes do que imagina. Inclusive, no Fast Money Book você pode conhecer várias opções!

Tire seu passaporte com antecedência

O passaporte é um documento altamente necessário para que você faça viagens internacionais, com exceção dos países que fazem parte do Mercosul, pois neles é possível entrar apenas com o documento de identidade.

Em geral, fazer um passaporte é algo rápido. No entanto, com as pessoas voltando a viajar após a pandemia, tem demorado um pouco mais para conseguir fazer o agendamento presencial. Por isso, faça o seu bem antes da data da sua viagem e não se preocupe, pois ele normalmente tem validade de dez anos.

Compre as passagens

As passagens aéreas costumam ser mais baratas quando você compra com antecedência. Portanto, vale a pena comprar suas passagens bem antes da viagem e aproveitar o preço baixo. Entretanto, vale a pena pagar um pouquinho mais e adquirir voo com flexibilidade, assim, você pode alterar datas caso ocorra algum imprevisto.

Estude um pouco do idioma

É fato: você vai aprender muito durante seu intercâmbio. Porém, chegar a um novo país, sem nenhum conhecido e sem saber nem uma frase em outra língua… bem, talvez seja complicado. Dessa forma, dedique-se a aprender apenas o básico, como saudações e como pedir informações básicas.

Com essas dicas, sem dúvidas você terá muito mais facilidade para organizar seu intercâmbio. Agora é com você: coloque isso em prática e boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *