As inscrições do Vestibulinho ETEC começaram e um dos documentos obrigatórios para se inscrever é o CPF. No entanto, há estudantes que ainda não possuem esse documento! Se você está passando por essa situação, saiba que não é motivo para desespero, mas também não dá para deixar essa etapa para depois. Por isso, hoje você vai descobrir de uma vez por todas como obter essa documentação!
Antes de mais nada, é interessante que você saiba o que significa essa sigla. E, basicamente, CPF significa Cadastro de Pessoas Físicas. Ou seja, toda pessoa brasileira deve estar presente nesse sistema, que é administrado pela Receita Federal.
Ao fazer o cadastro, você receberá uma numeração, que será o seu número nesse banco de dados do governo brasileiro. Portanto, caso você já tenha feito esse documento há anos e apenas não o está encontrando, mas tem o número dele no seu RG, você não precisa se preocupar, pois poderá utilizar o número normalmente na sua inscrição do Vestibulinho ETEC.
Hoje em dia, é muito fácil obter esse documento. Caso se sinta inseguro, você pode solicitar o seu presencialmente em uma agência dos Correios, na Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou em um Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais.
Contudo, para fazê-lo presencialmente pode haver uma taxa de cerca de R$7,00 (valor vigente em 1º de outubro de 2023). Portanto, se preferir, você pode fazer sua solicitação online e gratuita por meio deste formulário presente no site da Receita Federal.
Antes de mais nada, você irá precisar do seu documento de identificação oficial com foto, isso é, o seu RG ou equivalente. Além disso, caso em seu documento não conste sua filiação, naturalidade e data de nascimento, você precisará também da sua Certidão de Nascimento. Caso tenha entre 18 e 70 anos, outro documento necessário será seu título eleitoral ou documento comprovando alistamento eleitoral. Ademais, também será importante informar seu endereço.
Pessoas menores de 18 anos também podem precisar de um documento de identificação com foto de um de seus pais, responsáveis ou tutores.
Após o preenchimento do formulário no site, pode ser que você receba um protocolo de atendimento. Neste caso, apresente posteriormente a sua documentação a um dos locais de atendimento presencial ou envie por e-mail. Clique aqui para conferir as informações oficiais do governo sobre o envio por e-mail!
Com seu documento feito, você terá o número dele e deverá preenchê-lo durante a sua inscrição do Vestibulinho ETEC. Dessa forma, poderá prosseguir com sua inscrição sem nenhum problema!
Por fim, após se inscrever, não esqueça de estudar para a prova da ETEC, o que é um passo necessário para sua aprovação.
Quem está se preparando para a prova da ETEC precisa estudar uma série de assuntos…
Estudar para a prova da ETEC é algo que tira o sono de muitas pessoas…
A cidade de São Paulo receberá, pela primeira vez, uma exposição imersiva sobre o craque…
Milhares de pessoas que têm o sonho de estudar em uma universidade pública geralmente esbarram…
As inscrições para o Vestibular 2025 da FATEC estão a todo vapor, mas alguns estudantes…
A partir desta terça-feira, a Japan House São Paulo recebe a exposição “A vida que…