Estudar para concursos públicos é uma meta comum para muitos brasileiros nessa época do ano. No entanto, nem sempre é fácil saber exatamente como se preparar para essas provas, concorda? Pensando nisso, nós da Revista do Estudante fizemos um passo a passo para você.
Antes de mais nada, determine quais provas farão parte do seu cronograma de estudos deste ano. Anualmente, surgem centenas de concursos no Brasil, mas você não delimitar para quais deles irá se preparar. Portanto, pesquise quais editais estão abertos para pessoas com seu nível de escolaridade, veja as melhores opções para você e escolha aqueles que você realmente irá prestar.
A falta de tempo é algo que atrapalha muita gente que quer fazer concursos públicos. Porém, muitas vezes, o que falta mesmo é prioridade na rotina. Todas as pessoas têm as mesmas 24 horas por dia, não é mesmo?
Sendo assim, especifique em quais momentos você vai estudar. É importante ter pelo menos três momentos de estudos na sua semana, sejam eles em dias alternados ou consecutivos. Além disso, tenha em mente que, nesses momentos, você sempre deverá consumir o conteúdo teoricamente e já colocá-lo em prática por meio de técnicas de estudo ativo.
Um bom ambiente de estudos te ajuda a ter melhores resultados, pois impacta na sua produtividade e no foco. Claro que você não precisa ter um cômodo inteiro para isso, ok? Escolha um ambiente com iluminação natural ou compre uma luminária.
Também é válido ter uma superfície de apoio, como uma mesa, para você conseguir escrever com mais facilidade. Além disso, é ideal que seu espaço seja silencioso; se isso não for possível, utilize protetores auriculares ou outras formas de abafar o som.
Seja uma apostila, um pacote de aulas ou e-books, você precisará de um conteúdo de qualidade para estudar para os concursos públicos que fará este ano. É muito raro obter um bom preparo apenas com aulas gratuitas do YouTube ou conteúdos da Wikipedia.
Tenha em mente que pagar por um material é investir em conhecimento. Aliás, este é, sem dúvidas, o melhor caminho para ter mais chances de ser aprovado.
Além de um bom material, você precisará de um método de estudos. Já viu muitas pessoas estudam durante horas e não têm resultados? E aquelas que leem milhares de apostilas, mas nunca são sequer classificadas? Isso acontece porque esses estudantes não seguem um método.
Não basta simplesmente ler uma apostila ou ver uma aula, você precisa realmente estudar esse conteúdo de forma estratégica. Portanto, escolha um método validado e comece seus estudos com o pé direito!
Milhares de pessoas que têm o sonho de estudar em uma universidade pública geralmente esbarram…
As inscrições para o Vestibular 2025 da FATEC estão a todo vapor, mas alguns estudantes…
A partir desta terça-feira, a Japan House São Paulo recebe a exposição “A vida que…
Aconteceu ontem a primeira fase da Fuvest 2025, o vestibular para ingressar na Universidade de…
Fazer um intercâmbio de um mês é a solução perfeita para quem deseja fazer uma…
Boa notícia para os estudantes que participaram desta edição do Exame Nacional do Ensino Médio:…