Esta semana, saiu o resultado do ENEM 2021. Este ano, houve antecipação da liberação das notas. Por isso, quem fez o exame no ano passado já pode conferir seu desempenho.
Você pode conferir suas notas por meio da Página do Participante. Para isso, você deve fazer login através do portal Gov.Br, isso é, o sistema do Governo Federal.
Como é o cálculo do resultado do ENEM?
O resultado do ENEM é composto por duas partes. Em primeiro lugar, há a nota da prova que reúne as quatro áreas do conhecimento.
Ao contrário de outros vestibulares, o Exame Nacional do Ensino Médio não tem uma pontuação padrão para todas as questões. Na verdade, o cálculo é feito a partir da TRI, isso é, a Teoria de Resposta ao Item.
Resumidamente, a pontuação referente às questões tem relação direta com a média de estudantes que acertaram e erraram as questões.
Em seguida, há a nota da redação. Ela se baseia em cinco competências, ou seja, os critérios pedidos pelo ENEM. Com isso, dois corretores dão a média da nota.
Para que serve a nota do ENEM?
Conquistar uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio é algo que pode abrir muitas oportunidades na sua vida como estudante.
Primeiramente, com essa nota você pode entrar em alguma universidade pública por meio do SISU, um sistema unificado que utiliza o resultado do ENEM e oferece vagas em instituições federais e estaduais.
Além disso, também é possível entrar numa universidade particular usando sua nota do ENEM. Neste caso, você pode participar do ProUni, pois esse programa estudantil oferece bolsas de 50% e 100%.
Por fim, você pode usar também o resultado desta prova para conseguir financiamento pelo FIES e vagas em faculdades do exterior, uma vez que instituições em outros países, como Portugal, disponibilizam vagas para estrangeiros.
Portanto, confira a sua nota do ENEM e fique atento aos prazos desses processos de seleção.