O 9º ano é uma das séries mais importantes da vida escolar. É exatamente o período de transição entre o ensino fundamental e o médio. Por isso, é o momento ideal para começar a pensar mais no futuro e fazer mudanças poderosas em seus estudos. Então, se você está entrando no 9º ano, separamos dicas que vão te ajudar neste momento.
O que não fazer no 9º ano?
Antes de mais nada, saiba que não adianta querer que esse ano seja diferente se você não estiver disposto a ter atitudes diferentes. Em geral, até mesmo os melhores alunos cometem falhas e é bom corrigi-las no último ano desse ciclo escolar. Portanto, veja agora quais atitudes você deve deixar no passado. São coisas que, definitivamente, você não deve fazer no 9º ano.
Procrastinar tarefas
Esse é um dos maiores erros dos estudantes! Apesar da procrastinação ser algo muito comum, ela não é nada positiva. Então, desde as primeiras semanas de aula, se comprometa a fazer as tarefas assim que são pedidas. Não enrole para começar os trabalhos em grupo e evite deixar para estudar na semana de provas. Quanto antes você começar a se livrar da procrastinação, melhor!
Focar apenas na curtição do 9º ano
Formatura, despedida, festas, amizades… tudo isso faz parte do 9° ano e é claro que você precisa aproveitar. Porém, entenda que não são suas amizades que vão te permitir realizar seus sonhos no futuro. Uma viagem de formatura é legal, mas não contribui em nada para o seu sucesso como estudante. Você precisa ter em mente que seus estudos e a sua busca por conhecimentos além do que a escola ensina são essenciais para o seu sucesso.
Deixar para pensar no futuro só no último bimestre do 9º ano
Quase todo mundo deixa para pensar nos vestibulinhos, provas de bolsas e oportunidades somente quando elas começam a ser divulgadas: no final do ano. No entanto, se você buscar informações sobre isso com antecedência, vai sair na frente do restante da galera. Aliás, os estudantes que realmente aproveitam essas oportunidades são os que já estão pensando nelas desde o começo do ano letivo.
Sendo assim, não espere chegar o último bimestre para pensar no futuro dos seus estudos. As possibilidades mais incríveis estão disponíveis para todos, mas só quem sai na frente consegue conquistá-las.
O que fazer no 9º ano?
Agora que você já sabe o que não deve fazer no último ano do fundamental, chegou a hora de entender exatamente como você pode aproveitá-lo da melhor maneira.
Planejar o seu 9º ano
Crie um planejamento para este ano tão importante. Você pretende fazer uma prova de bolsa ou participar de alguma seleção para entrar numa escola técnico no ensino médio? Tem interesse em melhorar sua leitura? Está pensando em começar a ganhar seu próprio dinheiro? Então, coloque isso no papel! Planeje-se para conseguir realizar tudo que deseja.
Ser um estudante mais ativo
Infelizmente, existe uma cultura muito forte no Brasil de o estudante só realmente “estudar” na semana de provas. Embora pareça o correto, isso é um grande atraso nos seus estudos! Inclusive, é esse comportamento que faz muitas pessoas passarem anos tentando ser aprovadas num vestibulinho ou num vestibular. Convenhamos, você não quer ser um colecionador de reprovações nesses exames, certo?
Portanto, comece desde já a ser um estudante ativo! Crie o hábito de fazer anotações durante as aulas, faça resumos, pratique até mesmo quando os professores não passarem exercícios para casa. Seja o protagonista dos seus estudos! Com isso, você colherá muitos frutos do seu aprendizado!
Pensar em opções de escolas para fazer o ensino médio
Hoje em dia, um bom ensino médio aumenta as suas chances de conseguir entrar num curso técnico ou numa faculdade. É fato que você não deve depender somente da escola, entretanto, não dá para negar que o lugar onde você faz seus últimos — e mais decisivos — anos de estudos impacta muito no seu futuro.
Dessa maneira, já comece o 9º ano buscando as opções de escolas onde você pode ir no ano que vem. Pesquise e entenda como elas selecionam os alunos, se há opções de bolsas de estudos e, ao longo do ano, invista num bom preparo para conquistar sua aprovação. Quem começa a se preparar para os vestibulinhos e provas de bolsa com antecedência sai na frente da maioria!
Encontrar formas de conquistar sua independência a longo prazo
É fato que você não vai se tornar 100% independente no 9º ano. Mas, se não começar a pensar sobre isso agora, provavelmente entrará nas estatísticas de jovens desempregados e totalmente dependentes dos pais daqui a alguns anos. Tenha em mente que a pessoa que conquista à independência aos 18 é aquela que começou a buscá-la desde cedo!
Procure fontes de renda extra e comece a ganhar seu próprio dinheiro ainda este ano. No começo, pode ser pouco, mas já vai te possibilitar comprar coisas que deseja e ter mais responsabilidade financeira quando for adulto.
Com essas dicas, você com certeza vai se destacar muito mais no seu 9º ano. Então, coloque-as em prática desde já e faça deste ano o melhor que você já viveu até agora!
Espetacular 💕