Existe uma palavra que causa confusão em muitas pessoas que fazem o Vestibulinho ETEC: a demanda.
Embora seja algo simples, a verdade é que nem todo mundo sabe o que ela significa. Por isso, é comum que hajam muitas dúvidas sobre esse assunto. Então, se você faz parte da galera que não faz a menor ideia do que é isso, descubra agora mesmo o que é e como funciona o cálculo da demanda da ETEC.
O que é a demanda?
Primeiramente, entenda que esse é apenas um nome para algo que já existe há muito tempo no mundo dos vestibulares e vestibulinhos: a relação candidato por vaga.
Funciona assim: existe um número de vagas para cada curso em cada unidade. Dessa forma, se uma pessoa quiser cursar Administração integrado ao Ensino Médio em uma ETEC específica, vamos supor que há 40 vagas disponíveis.
No entanto, o número de pessoas disputando uma vaga geralmente é maior que o total de vagas. Aliás, isso é normal na maior parte das instituições, como IFSP, COTUCA, entre outras.
Portanto, vamos supor que há 160 pessoas interessadas nesse mesmo curso, no mesmo período e na mesma unidade. Sendo assim, ao dividir o total de candidatos (160) pelo número de vagas (40), teremos o valor de 4 concorrentes por vaga. Dessa maneira, podemos dizer que a demanda é 4.
Qual a função dela no Vestibulinho ETEC?
A única função da demanda é indicar a concorrência dos cursos. Então, não é obrigatório conferir a demanda. Porém, muitas pessoas gostam de checar o nível de concorrência para que possam saber se devem se preparar mais ou menos para um curso.
Além disso, em períodos em que o Vestibulinho ocorre por histórico, é possível se basear na demanda anterior para escolher o curso e unidade de forma mais assertiva.
Quando as demandas são divulgadas?
Normalmente, a demanda é liberada alguns dias após o período de inscrições, afinal, só é possível divulgá-la depois que o Centro Paula Souza já tem os dados sobre o número de pessoas que se inscreveram.
Como descobrir a demanda do seu curso na ETEC?
A maneira mais correta de descobrir as demandas do Vestibulinho ETEC é por meio do site oficial, pois há um setor específico para isso. Lá, além da demanda da edição atual, é possível conferir demandas anteriores.
Eu estou com 8 em português e 10 em matemática consigo passar em uma demanda 6,40?
oxe como assi?
nunca mais ele voltou kkkkkkkk