Será que vale mais a pena fazer curso técnico ou faculdade? Embora sejam coisas completamente diferentes, muitos estudantes têm essa dúvida quando chegam ao fim do ensino médio. Por isso, hoje vamos te contar quais as diferenças entre esses dois tipos de formações e, além disso, qual a melhor opção para você!
Diferenças a considerar na hora de decidir entre curso técnico ou faculdade
Antes de mais nada, tenha em mente que é completamente possível fazer curso técnico e, depois, uma faculdade. Porém, são níveis de estudos que têm diferenças entre si. Sendo assim, veja agora o que há de diferente entre um e outro.
Tempo de duração e abordagem do curso
O curso técnico é uma formação mais curta. Na maioria das vezes, ele dura de um ano e meio até dois anos.
O foco desse tipo de curso é desenvolver habilidades necessárias para atuar naquela profissão. Dessa forma, há bem menos matérias teóricas e, em contrapartida, uma carga alta de aulas práticas.
A faculdade, por sua vez, é uma formação mais completa, envolvendo disciplinas teóricas e práticas. Em geral, sua duração vai de dois a quatro anos, mas há casos de cursos específicos que duram até seis anos.
Tipo de formação e quem pode fazer
Vale a pena saber que a faculdade é um curso de nível superior, enquanto o curso técnico é de nível médio. Com isso, não é preciso ter terminado o ensino médio para entrar numa formação técnica.
Na verdade, há instituições diversas que o oferecem em paralelo aos estudos do médio, como acontece nas ETECs, Institutos Federais, SENAC, entre outras escolas.
Por outro lado, para entrar em uma faculdade é preciso ter concluído o 3º ano do ensino médio.
Diploma e empregabilidade
Os dois tipos de cursos oferecem diploma e ampliam as chances de entrar no mercado de trabalho. Isso ocorre porque há vagas de concursos e oportunidades de emprego específicas para quem tem formação em alguma área. Entretanto, os diplomas são diferentes.
O de um curso de graduação permite continuar os estudos por meio de uma pós-graduação, como mestrado ou doutorado. Além disso, ele permite atuar em cargos que exigem nível superior. Já o do técnico serve para cargos de nível médio ou técnico, e não permite realizar mestrado na área.
Afinal, é melhor escolher curso técnico ou faculdade?
De fato, há muitas diferenças entre esses tipos de formações, como a grade curricular, carga horária e quem pode cursá-los. Porém, as duas possibilidades são ótimas! Mesmo assim, é comum querer saber qual é a melhor, certo? Então, a grande verdade é que tudo depende do seu interesse ao buscar uma formação agora.
O curso técnico é a melhor opção para quem ainda está na escola, afinal, é possível começá-lo antes mesmo de se formar. Assim, você pode conhecer a fundo uma nova profissão e até mesmo descobrir se é realmente o que pretende fazer quando for para a faculdade.
Além disso, quem busca uma formação rápida, seja para entrar logo no mercado de trabalho ou para melhorar o currículo, também pode optar pelo técnico.
No entanto, se você quer uma formação mais completa, já terminou o ensino médio, não precisa de um diploma rápido e já tem mais certeza da profissão que deseja seguir, uma faculdade será a melhor opção.