Muitos estudantes precisam escolher um curso técnico ainda na adolescência, especialmente aqueles que irão cursar esse tipo de formação junto com o ensino médio. Contudo, é muito comum ter dúvidas sobre a vida profissional nesse momento. Por um lado, há aqueles que ainda não fazem ideia do curso que devem escolher, pois não sabem o que pretende fazer no futuro. Ao mesmo tempo, milhares de adolescentes pensam em profissões que desejam seguir futuramente e buscam cursos que tenham relação com elas. Nesse contexto, um dos questionamentos mais constantes tem a ver com o curso técnico em Recursos Humanos, ou simplesmente RH. Afinal, será que essa opção faz sentido na vida de quem pretende formar em Psicologia futuramente?
Então, se você estava perdendo o sono por causa dessa pergunta que não sai da sua mente, chegou a hora de entender o porquê de tantas pessoas recomendarem a formação em RH como um caminho para quem decide ser psicólogo no futuro.
Estrutura do curso técnico em RH
Antes de mais nada, é importante levar em consideração a grade curricular do curso técnico em Recursos Humanos e entender as disciplinas que você vai estudar ao longo da formação.
Embora cada instituição tenha suas particularidades, vamos utilizar como base a estrutura desse curso nas ETECs, que são escolas técnicas presentes no estado de São Paulo e possuem reconhecimento em todo o território brasileiro. As ETECs oferecem esse curso tanto na forma modular, ou seja, para quem já terminou os estudos ou faz o Ensino Médio em outra escola, quanto na versão integrada, que serve para aqueles que desejam fazer o médio e o curso técnico juntos.
Os estudantes de RH aprendem ao longo do curso disciplinas abrangentes, como Aplicativos Informatizados, Inglês e Linguagem, Trabalho e Tecnologia. Além disso, possuem uma boa carga horária de assuntos que são essenciais para a rotina de profissionais desse segmento. Caso você não saiba, um técnico em Recursos Humanos pode trabalhar em grandes empresas de diversos setores, atuando com a contratação e gestão de pessoas. Dessa forma, matérias como Cálculos para Folhas de Pagamento, Gerenciamento de Rotinas Administrativas, Práticas de Departamento Pessoal e Gestão Estratégica de Resultados são essenciais.
Entretanto, existe um ponto chave para você que pensa em cursar Psicologia depois que concluir a formação técnica. Acontece que, justamente por ser uma carreira que envolve o convívio com diversas pessoas, o curso de RH tem matérias que envolvem a sua profissão dos sonhos.
Sendo assim, a grade curricular de Recursos Humanos costuma trazer disciplinas parecidas com essas:
- Psicologia e Processo de Motivação e Liderança
- Desenvolvimento Humano e Organizacional
- Práticas de Competências Sociais
- Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho
Vantagens de cursar Recursos Humanos no Ensino Médio
Além de estudar alguns assuntos que podem servir como pontes para o aprendizado que você vai desenvolver quando entrar na faculdade, fazer o curso de RH vai te ajudar de muitas outras formas.
De forma geral, você vai desenvolver uma boa base de conhecimentos sobre o comportamento humano, seja durante as aulas ou nos estágios, caso queira fazê-los. Além disso, você vai desenvolver as suas habilidades de comunicação e mediação de conflitos — e, sem dúvidas, elas são fundamentais na vida de um psicólogo.
Outro fator relevante é a possibilidade mais alta de conseguir um emprego antes mesmo de entrar na faculdade. Isso pode te ajudar financeiramente, em especial se você tem o desejo de conquistar sua independência financeira cedo.
Ademais, o simples fato de fazer um curso técnico em paralelo com a escola vai te ajudar a ter mais responsabilidade e organização com sua vida acadêmica. Esse tipo de preparo faz com que a rotina puxada na faculdade se torne mais simples para você.
Afinal, vale a pena estudar RH e depois seguir para a Psicologia?
Apesar de não ser uma formação específica da sua área de interesse, cursar RH é uma excelente opção para você. Então, sim, vale a pena!
E, caso você seja de alguma cidade do estado de São Paulo, verifique se esse curso costuma ser oferecido na ETEC de onde você mora ou nos municípios ao redor. Estudar na ETEC vai te proporcionar oportunidades únicas! Portanto, comece desde já o seu preparo para passar no Vestibulinho ETEC; atualmente, a plataforma mais recomendada para quem deseja fazer a prova de seleção é a ETEC Power, que tem a maior taxa de aprovação. Clique para saber mais e aumente suas chances de conquistar sua vaga.