Talvez você não saiba, mas existe um assunto que sempre cai na prova da ETEC: é o tema funções da linguagem! Sendo assim, este é um dos temas de Língua Portuguesa que você precisa estudar para passar na prova e garantir sua vaga nessa escola tão concorrida.
Por isso, confira abaixo o nosso resumo sobre esse tópico recorrente no Vestibulinho ETEC.
Funções da Linguagem — o que são?
Antes de mais nada, vale a pena entender o que são essas funções. Uma forma de compreender isso é pensar em qualquer mensagem a ser passada, seja em uma conversa, um post nas redes sociais ou um conteúdo impresso. Geralmente, existe uma intenção naquilo que está escrito. Assim, de acordo com o motivo daquela comunicação, ou seja, a partir do objetivo daquela mensagem, existe uma função atrelada a isso.
Então, podemos dizer que as funções são as formas que utilizamos a linguagem de acordo com a intenção dela.
Quais são as funções da linguagem cobradas na prova da ETEC?
Agora que você entendeu esse conceito, chegou a hora de conhecer as diferentes funções que existem. Cada uma delas tem as suas particularidades! Além disso, vale ressaltar que um único texto pode possuir mais de uma função.
As funções são:
- Poética
- Fática
- Referencial
- Emotiva
- Metalinguística
- Conativa (ou Apelativa)
Entenda melhor cada uma delas!
Função Referencial
Ela tem o intuito de transmitir as informações de forma objetiva, isso é, sem apelo emocional. Dessa forma, ela é bastante comum comum em textos informativos, notícias e artigos científicos.
Exemplo: “O Brasil tem uma área de aproximadamente 8,5 milhões de quilômetros quadrados”
Função Poética
Muito presente em músicas, poesias e em textos literários, essa função da linguagem trabalha de forma mais subjetiva. Seu foco, diferente da função referencial, não consiste necessariamente em passar uma informação; na verdade, o intuito dela é valorizar a estética e o impacto das palavras, muitas vezes utilizando figuras de linguagem.
Função Emotiva
Como o próprio nome sugere, ela tem a intenção de enfatizar as emoções. Portanto, é subjetiva e foca em enfatizar o que o emissor da mensagem sente.
Função Fática
Essa é uma das funções da linguagem mais utilizadas no cotidiano, pois seu intuito é justamente manter a comunicação em si. Ou seja, essa função foca nas interações entre o emissor e o receptor da mensagem. Ela é muito comum durante saudações, conversas do dia a dia e trocas de mensagens pelas redes sociais.
Função Conativa, também chamada de Apelativa
O alvo dessa função é o receptor da mensagem, pois seu intuito é o convencer a tomar determinada atitude. Com isso, nela temos uma presença de linguagem imperativa, isso é, frases que soam como ordens e comandos. É uma função da linguagem muito presente em textos publicitários, discursos e anúncios.
Função Metalinguística
Chamamos de metalinguagem o ato de explicar a própria linguagem a partir dela mesma. Parece confuso, mas, resumidamente, a função metalinguística consiste em trazer definições sobre a linguagem em si ou textos que explicam o código de linguagem, por exemplo, quando temos a definição de uma palavra no dicionário.
Como as funções da linguagem podem cair na prova da ETEC?
As questões sobre esse tópico tão importante podem aparecer no Vestibulinho ETEC de diversas formas. Contudo, uma das principais é quando a prova apresenta um texto e, a partir de um trecho dele, questiona qual a função da linguagem presente nele.
Sendo assim, é muito importante reforçar seus conhecimentos sobre funções da linguagem a partir de exercícios adequados para a prova da ETEC e resoluções comentadas. Você pode encontrar tudo isso, assim como aulas detalhadas sobre os assuntos dessa e de outras matérias cobradas na prova da ETEC dentro da plataforma ETEC Power.
Atualmente, a ETEC Power é a preparação mais indicada para quem pretende passar na prova e conta com a maior taxa de aprovação. Mais de 98,6% dos alunos conquistam a aprovação seguindo a metodologia exclusiva e assistindo aos conteúdos da plataforma. Clique aqui para saber mais!