Falta pouco mais de um mês para a prova do IFSP e, com isso, é comum ter muitas dúvidas em relação aos estudos. Afinal, será que ainda dá tempo de se preparar para o vestibulinho do Instituto Federal de São Paulo? E, mais do que isso, como é possível conciliar os estudos dessa reta final com outras tarefas? Estudando agora, há chances de conseguir uma vaga no IFSP?
Finalmente chegou seu momento de ter todas as respostas para essas perguntas! Preparamos essa matéria especial para te ajudar a aproveitar o tempo que resta e, assim, aumentar suas chances de entrar no IFSP. Então, já pegue um papel e uma caneta para começar suas anotações!
Ainda vale a pena estudar para a prova do IFSP em cima da hora?
Apesar de não ser recomendado deixar os estudos para o último mês, a verdade é que você ainda pode ter bons resultados. Por isso, vale a pena estudar para a prova do IFSP, pois você ainda tem chances. Além disso, saiba que o Instituto Federal de São Paulo é uma das melhores escolas gratuitas para fazer ensino médio!
Nos últimos anos, várias unidades do IFSP ficaram no topo do ranking do ENEM em suas cidades. Ou seja: entrar no Instituto é uma grande chance de construir um bom futuro. Aliás, quem opta por fazer apenas curso técnico no IFSP também se destaca, seja em projetos científicos ou conquistando ótimas vagas de emprego.
Dessa forma, não veja o estudo para o vestibulinho do IFSP como “perda de tempo” por estar perto da prova. Pelo contrário: aproveite as semanas restantes para estudar do jeito adequado, pois isso pode te levar à aprovação!
4 passos para estudar para a prova do IFSP
Agora, vamos aos passos necessários para estudar nessa reta final! Antes de mais nada, saiba que você não vai precisar passar horas e horas com a cara nos livros, tampouco abrir mão dos seus momentos de descanso e lazer. Outra coisa que você não deve fazer é tentar estudar todo o conteúdo que aprendeu no ensino fundamental!
Embora o IFSP tenha informado que o conteúdo programático do Vestibulinho consiste nos tópicos aprendidos entre o 6º e 9º anos do fundamental, seria impossível centenas de assuntos aparecerem na prova de 30 questões. Portanto, veja abaixo a maneira correta de estudar em 1 mês com 4 passos simples.
Saiba quais são os prováveis tópicos que vão cair na prova do IFSP
Antes dos anos selecionando estudantes por análise do histórico escolar, o IFSP aplicou provas. Então, sua primeira missão é baixar edições anteriores, observar quais assuntos das matérias cobradas apareceram com mais frequência e criar uma planilha com esses tópicos.
Essa primeira etapa é uma das mais demoradas, mas ela é necessária para você filtrar o que irá estudar. Lembre-se: você não tem tempo para ficar estudando de forma aleatória, tampouco para dar conta de 80 ou 100 assuntos.
Estabeleça o que você vai estudar em cada dia
Com os tópicos separados, veja quantos dias faltam para a prova do IFSP e determine de 1 a 2 tópicos por dia. Se você começar a estudar com cerca de um mês e meio de antecedência, conseguirá estudar tranquilamente apenas um assunto por dia. Mas, caso deixe para um mês ou cerca de 20 dias, será preciso unir dois tópicos em dias específicos.
Aliás, vale lembrar que você precisa estabelecer esses assuntos seguindo a ordem BMA, ou seja, respeitando o nível de conhecimento que cada tópico existe. Ninguém aprende o difícil antes de aprender o fácil, hein? Inclusive, se quiser essa lista já organizada, além do direcionamento de como estudar cada assunto, vale a pena adquirir o Plano de Estudos do IFSP. Dica: com o cupom REVISTADOESTUDANTE você consegue um ótimo desconto!
Entenda a maneira como esses conteúdos vão aparecer nas questões
Estudar “de qualquer jeito”, principalmente na reta final, só te faz perder tempo. Por isso, você precisa saber como a prova do IFSP pode te cobrar cada tópico. Isso significa, em resumo, que você precisa conhecer o perfil das questões da prova, também com base em edições anteriores. Assim, na hora de pegar uma aula para estudar, vai ser possível eliminar os pontos desnecessários do conteúdo de forma assertiva!
Estude de forma ativa e altamente prática
Ver aula não é estudar. Ler um conteúdo não é estudar. Pois é, o mundo te enganou durante anos 😅
Sabendo disso, não foque em aprender um conteúdo em 3 minutos ou em passar 3 horas ouvindo (ou lendo) de novo a mesma explicação. Estude de forma ativa e, por ter pouco tempo, use técnicas que vão trazer praticidade ao seu estudo, como resoluções comentadas em vídeo e estudo dirigido.
Seguindo esses quatro passos práticos, um mês de estudos para a prova do IFSP vai fazer tanto resultado quanto se você tivesse passado muito mais tempo se preparando.