Você decidiu que quer passar na ETEC este ano, mas o tempo passou e agora parece que não dá tempo de realizar essa meta? Embora pareça missão impossível, acredite, você ainda pode conquistar sua aprovação!
Apesar de o mais recomendado ser um estudo mais extenso para o Vestibulinho ETEC, ou seja, pelo dois meses de preparação para a prova, nada impede alguém de passar na ETEC estudando nessa reta final. Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a conseguir sua vaga mesmo com pouquíssimos dias de preparação.
Antes de mais nada, um ponto importante é você entender como é a prova da ETEC. Dessa forma, poderá ter mais assertividade na hora de estudar.
Portanto, tenha em mente que a seleção conta com 50 questões. As matérias cobradas na prova da ETEC são:
- Português
- Matemática
- História
- Geografia
- Biologia
- Química
- Física
Além disso, há temas de atualidades ao longo da prova, inclusive nos enunciados de questões de exatas. Sabendo disso, vamos agora às dicas!
5 dicas de ouro para passar na ETEC em pouco tempo
Primeiramente, existe uma dica quase óbvia, mas não saber dela causa prejuízos: você deve desenvolver a habilidade de leitura. Isso ocorre porque, em geral, as questões da ETEC trazem enunciados e textos. Logo, se você não tiver essa habilidade, vai perder tempo demais e talvez não consiga terminar a prova.
Então, separe pelo menos cinco minutos por dia para praticar a leitura. Se não tiver livros em casa, você pode escolher algum na biblioteca da sua cidade ou acessar as opções de e-books que são legalmente distribuídos de forma gratuita na Amazon.
Ah, vale ressaltar que as universidades públicas e algumas particulares disponibilizam acesso à biblioteca para pessoas que não são alunas das instituições.
Dito isso, a segunda dica é fazer resoluções comentadas. Se você tiver mais tempo, pode utilizar as resoluções apenas como parte dos estudos. Mas, se estiver na correria, foque somente nelas! O ideal é que você as pratique diariamente; com isso, vai desenvolver habilidade de raciocínio, interpretação e conseguirá aprender alguns conceitos, cálculos e fórmulas que são essenciais para a prova.
Entendendo o benefício das resoluções comentadas
As resoluções comentadas, como você já percebeu, permitem que você aprenda em pouco tempo uma parte considerável do que faz uma pessoa passar na prova das escolas técnicas. Mas, junto a isso, há outra vantagem: elas são muito simples, práticas e permitem que você estude em poucos minutos.
Isso é, se você não tem como dedicar pelo menos uma hora por dia para os seus estudos nessas duas semanas, utilizando todas as técnicas de estudos recomendadas, as resoluções comentadas literalmente te salvam! Com cerca de 15 minutos por dia você consegue fazer mais de uma resolução comentada!
Atualmente, o maior acervo de resoluções comentadas para o Vestibulinho ETEC se chama Workout ETEC. O valor é bastante acessível: trata-se de uma assinatura que, na promoção, custa cerca de R$29. Como falta menos de um mês para sua prova, você pode assinar somente por esse período.
O índice de aumento de acertos com o Workout ETEC é de cerca de 70%. Isso é, uma pessoa que não havia estudado nada para o Vestibulinho teria a probabilidade média de acertar menos de 20 questões na prova. Na maioria dos casos, essa pontuação não é o suficiente para passar na ETEC.
Contudo, se essa mesma pessoa utilizar o Workout ETEC diariamente na reta final para a prova, a possibilidade de acertar entre 30 e 35 questões se torna muito alta. Clique aqui para assinar o Workout ETEC por um mês no valor promocional!
Sendo assim, a terceira dica é reforçar os conhecimentos que você tem mais dificuldade. Aliás, lembre-se de partir do básico.
Como reforçar os conhecimentos necessários para passar na ETEC em poucos dias
Pode parecer muito abstrato pensar nisso, não é mesmo? No entanto, não é algo complexo! Por exemplo, se a sua dificuldade é com o assunto de equações na matemática, reforce seus conhecimentos de cálculos básicos (que são necessários para resolver uma equação), depois estude sobre as equações e pratique esse tema.
É sempre importante partir do nível básico para garantir que seu cérebro realmente vai assimilar as informações das quais precisa.
Com isso, partimos para a quarta dica: revise o conteúdo, mesmo que você tenha estudado pouco. Vale a pena fazer fichas com seus maiores aprendizados, ler e resumir as anotações que você fez durante as resoluções comentadas e assim por diante. A revisão possibilita que você mantenha as informações em sua memória por mais tempo.
Por fim, a quarta dica é trabalhar sua mentalidade. Não tente encontrar culpados por ter restado pouco tempo para estudar; isso apenas desperdiça sua energia e os minutos que você poderia passar estudando. Não arranje desculpas: faça o que precisa ser feito e ponto final. Além disso, organize-se para não ficar em uma grande bagunça no dia da prova! Confira com antecedência se você tem os materiais necessários, veja seu local de prova, calcule o tempo de deslocamento (você pode usar o Google Maps para isso) e use técnicas de respiração para se acalmar.
Dessa maneira, passar na ETEC vai se tornar uma tarefa muito mais tranquila para você. Boa sorte durante a prova! Faça o seu melhor!
Leia também: Materiais para levar no dia da prova da ETEC