Bolsa Chevening: intercâmbio gratuito no Reino Unido

Seja por causa de filmes como Harry Potter ou de referências da literatura, muitas pessoas sonham em viajar para o Reino Unido. Contudo, por uma série de motivos, há quem veja esse sonho como algo extremamente distante. E se a ideia for morar durante um período no exterior, tudo parece ainda mais complexo. Porém, existe algo que possibilita a realização desse desejo para estudantes de todo o Brasil: é a Bolsa Chevening!

Pode ser que você não saiba qualquer informação sobre esse assunto, mas não precisa se preocupar. Embora seja algo que a maioria da população nunca ouviu falar, não é um bicho de sete cabeças. Por isso, chegou o momento de você entender como funciona esse benefício que te permite, literalmente, fazer um intercâmbio inteiramente gratuito!

Afinal, o que é a Bolsa Chevening?

Antes de mais nada, você precisa entender o que é isso! Basicamente, o programa Chevening é uma iniciativa do Reino Unido para permitir que pessoas de diversos países realizem um curso de mestrado internacional.

As inscrições costumam abrir no segundo semestre e tem um processo de aplicação relativamente logo. No entanto, é algo que vale a pena, pois o estudante tem todos os custos do mestrado e permanência no Reino Unido custeados pela bolsa.

O que a Bolsa Chevening cobre para os intercambistas?

Esse é um dos tipos de intercâmbio mais acessíveis! Assim como ocorre no Intercâmbio da ETEC, os estudantes não precisam se preocupar com os altos custos que envolvem uma viagem, como os voos e taxas de embarque.

Essa bolsa contempla os seguintes custos:

  • taxas de mestrado na universidade escolhida;
  • passagens de ida e volta;
  • taxas de visto e consulado;
  • valor mensal para viver no Reino Unido;
  • um valor extra para auxiliar nos custos iniciais com a mudança.

Quem pode se candidatar a ser um bolsista Chevening?

Uma das maiores vantagens desse programa de intercâmbio é que ele se aplica a jovens e adultos, sem limite máximo de idade. Além disso, pessoas de diversas áreas de atuação podem participar do processo seletivo!

Em geral, os pré-requisitos para conquistar uma Bolsa Chevening englobam fatores relacionados ao seu currículo acadêmico e profissional. Ou seja, as notas que você obteve ao longo da faculdade, projetos dos quais participou, seu nível de inglês, entre outros detalhes.

Você pode encontrar maiores detalhes no site oficial do programa Chevening, onde também consegue acompanhar os próximos processos seletivos e entender melhor como se preparar.

Leia também: Formas de fazer INTERCÂMBIO barato em 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *