Curso técnico em Marketing: saiba tudo sobre essa formação

No mundo competitivo dos negócios, o marketing desempenha um papel fundamental para o sucesso de uma empresa. Então, se você está interessado em entrar nesse campo dinâmico e cheio de oportunidades, fazer um curso técnico em Marketing pode ser o ponto de partida perfeito para sua carreira.

Por isso, hoje contaremos os detalhes desse curso, incluindo faixa salarial, duração, habilidades adquiridas e as diversas áreas em que você poderá atuar ao se formar. Confira!

O que faz um técnico em Marketing

Primeiramente, é ideal que você saiba qual será seu trabalho quando entrar nessa carreira, concorda? Dessa forma, nada mais justo que começar entendendo qual é o papel de quem faz esse curso!

Um técnico em marketing é o profissional que atua de no desenvolvimento e execução de estratégias que vão aumentar o crescimento de uma empresa. Direta ou indiretamente, pode auxiliar na criação de campanhas, análise de resultados, produção de conteúdo, entre outras funções.

Assim, em geral, suas principais responsabilidades incluem realizar pesquisas de mercado, analisar tendências e concorrentes, criar conteúdo para mídias sociais, coordenar eventos e monitorar métricas de desempenho. Normalmente, esse profissional atua junto com publicitários e com o setor de vendas.

Onde é possível trabalhar após fazer esse curso técnico

Com esse vasto campo de atuação, um técnico em marketing pode trabalhar em uma variedade de locais, como empresas privadas, agências de publicidade, instituições de ensino, organizações sem fins lucrativos e até mesmo no setor público.

Além disso, com a crescente importância do marketing digital, muitos profissionais dessa área têm a oportunidade de trabalhar remotamente. Ademais, há muitos que optam por iniciar seus próprios negócios. Dessa forma, se você pensa na ideia de empreender, essa também será uma boa opção!

Quanto ganha um técnico em Marketing

Assim como em qualquer outra profissão, o salário de um técnico em marketing varia de acordo com:

  • a localização, uma vez que há cidades que possuem mais oportunidades de emprego que outras;
  • porte da empresa;
  • forma de atuação, se é remota ou presencial;
  • experiência.

Mas, geralmente, a faixa salarial inicial para um técnico em Marketing no início de sua carreira está em torno de R$ 1.500 a R$ 3.000 por mês.

Contudo, vale ressaltar que essa é uma profissão que normalmente traz flexibilidade na rotina. Sendo assim, quem optar por trabalhar remoto poderá ter resultados maiores, assim como aqueles que decidem empreender na profissão. Por isso, hoje em dia há técnicos com salários que podem chegar a R$ 7.000 ou mais por mês.

Quanto tempo dura o curso

A formação como técnico em Marketing tem uma duração média de 1 a 2 anos, dependendo da instituição de ensino e do formato do curso. Esse tempo é suficiente para obter conhecimentos sólidos nas áreas fundamentais do marketing, além de desenvolver habilidades práticas para atuar no mercado de trabalho.

Nas ETECs do estado de São Paulo, esse curso pode ser feito junto com o Ensino Médio. Aliás, você pode clicar aqui e conferir as disciplinas que fazem parte da grade curricular!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *