A área de Perícia Criminal é extremamente importante, mas requer conhecimentos altamente especializados. Por isso, se você pensa em seguir carreira como perito criminal, mas ainda está no Ensino Médio, é possível fazer cursos que vão te ajudar a trilhar os primeiros passos rumo à profissão dos seus sonhos!
Atualmente, existem diversos cursos técnicos que podem ser úteis para quem desejam seguir essa carreira. Então, confira abaixo quais são eles!
3 melhores cursos técnicos para quem deseja se tornar perito criminal
Antes de mais nada, vale a pena saber que para atuar como um perito criminal você precisará ter mais de 18 anos. Além disso, esse cargo exige também ensino superior (ou seja, faculdade) e, muitas vezes, é necessário passar em um concurso público.
Por isso, não pense que você vai sair do curso técnico direto para o trabalho no ramo da Perícia Criminal. No entanto, os cursos abaixo vão te ajudar a ter, desde cedo, conhecimentos teóricos e habilidades práticas que poderão ser úteis na sua vida profissional.
O primeiro curso é o Técnico em Química. Essa formação é ideal para quem deseja se especializar na análise de substâncias químicas encontradas em cenas de crimes, pois o aluno aprende a realizar análises químicas e a identificar substâncias através de técnicas avançadas, como a cromatografia.
Nas ETECs, que são escolas técnicas que oferecem cursos gratuitos no estado de São Paulo, esse curso pode ser feito tanto por pessoas que já estejam a partir do 2º ano do Ensino Médio, quanto na modalidade integrada, na qual os adolescentes começam a formação desde o 1º ano do Ensino Médio.
Porém, se este curso não estiver disponível na sua cidade, não se preocupe. O Técnico em Informática também é uma excelente opção! Embora não pareça, esse curso é útil para quem deseja ser perito criminal, pois há um segmento de atuação voltado para a análise de dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores. Com isso, o estudante aprende a identificar possíveis provas em dispositivos eletrônicos por meio de sistemas tecnológicos.
Por fim, há o Técnico em Radiologia. Esse curso ensina a analisar imagens radiográficas, como Raio-X. Aliás, essa é uma técnica utilizada em diversas áreas da criminalística!
Vale a pena fazer um curso técnico para seguir na área de Perícia Criminal?
Seja você uma pessoa que ainda está em dúvida se quer seguir essa carreira ou alguém que já tem 100% de certeza, o curso técnico vai te ajudar muito! As habilidades que você vai desenvolver serão muito úteis em sua futura profissão e, além disso, você terá oportunidades de estágio, networking e diversas atividades que contribuirão com o seu futuro.
Portanto, sim, vale muito a pena fazer um curso técnico!
Quer conhecer cursos relacionados a outras profissões? Então, clique aqui e confira as melhores opções de cursos técnicos para cada área!