Entrar no curso técnico em Farmácia é uma ótima opção para quem gosta da área da saúde e está pensando em fazer o Vestibulinho da ETEC. Porém, se você não sabe como é esse curso, não se preocupe. Chegou o momento de descobrir tudo que você precisa saber antes de se tornar técnico em Farmácia! Por isso, continue lendo e conheça melhor essa profissão.
Quanto tempo dura o curso técnico em Farmácia na ETEC?
Antes de mais nada, é interessante saber que esse curso técnico costuma ter duração de três semestres. Aliás, saiba também que na ETEC esses “semestres” são chamados de módulos. Ou seja, você terá:
- 1º Módulo, ou seja, o começo do curso. Durante os primeiros meses, terá contato com matérias introdutórias à profissão, suas primeiras aulas práticas e já vai aprender conceitos que usará durante todo o curso técnico.
- 2º Módulo. Essa etapa, por sua vez, é o “meio” do curso técnico. A tendência é que você já tenha mais habilidade nas aulas práticas e já vai aprender temas mais profundos, os quais vão depender do aprendizado no módulo anterior.
- 3º Módulo, que é o final do curso. Sendo assim, você terá o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e vai reforçar o que aprendeu durante os períodos anteriores.
Dessa forma, o mais comum na ETEC é concluir este curso em um ano e meio, pois cada módulo tem duração de um semestre.
Quem pode entrar nessa formação na ETEC?
As vagas no curso técnico em Farmácia nas ETECs geralmente ficam disponíveis para pessoas que estejam a partir do 2º ano do Ensino Médio. Isso é, quem já está nessa fase da escola pode entrar no curso. Pessoas que já estão no 3º ano do Ensino Médio ou que já se formaram também podem.
Além disso, mesmo quem já possui alguma formação técnica ou superior também pode entrar no curso. Ah, e ao contrário de Enfermagem, o curso técnico em Farmácia das ETECs não exige idade mínima de 18 anos.
Como é o curso técnico em Farmácia?
Esse é um curso da área de Biológicas, no eixo de Saúde. Com isso, a base do curso é composta por disciplinas que dependem dos conteúdos de Biologia e Química. Há algumas matérias envolvendo cálculos durante a formação, mas também há conteúdos teóricos envolvendo a história da profissão.
Assim como em boa parte dos cursos das ETECs, você também terá contato com a matéria de Informática e uma disciplina voltada para a linguagem e comunicação, o que vai ajudar na fase do TCC.
>> Confira aqui o Guia de Disciplinas do curso!
Há aulas práticas ao longo desse curso?
Desde o primeiro módulo, o curso técnico em Farmácia na ETEC se destaca por ter uma boa carga de aulas práticas.
No caso de algumas unidades da ETEC, os alunos têm cerca de 50% das aulas em laboratórios desde o início da formação. Disciplinas como Microbiologia, Boas Práticas em Laboratório e Bioquímica costumam ser algumas das que mais realizam atividades práticas.
Como é o mercado de trabalho para quem se forma como técnico em Farmácia?
Embora ainda não seja uma formação tão procurada quanto a de técnico em Enfermagem, quem se forma em Farmácia na ETEC pode encontrar um mercado de trabalho bastante aquecido. Não pense que irá trabalhar somente em farmácias e drogarias comuns. Na verdade, você pode ter muitas oportunidades em:
- farmácias de manipulação;
- grandes hospitais;
- clínicas particulares;
- postos de saúde;
- indústrias de cosméticos;
- laboratórios;
- centros de distribuição de medicamentos.
É possível trabalhar na área antes de se formar no curso técnico em Farmácia?
Apesar de não ser obrigatório para esse curso, o estágio remunerado é uma boa forma de começar a trabalhar antes mesmo de se formar. Além do salário, você ainda ganhará experiência profissional, o que será ótimo para o seu currículo.