ETEC Dona Escolástica Rosa

Tudo sobre a ETEC Escolástica Rosa

Você mora no litoral de São Paulo e está em busca de uma boa ETEC para estudar? Então, chegou a hora de conhecer a ETEC Escolástica Rosa!

História da ETEC Dona Escolástica Rosa

Antes de mais nada, vale a pena conhecer a história dessa ETEC! Embora nem sempre tenha sido uma ETEC, a instituição exista há mais de um século. Inicialmente, o foco era oferecer educação gratuita a jovens de baixa renda e órfãos da cidade. A ideia de criar a escola partiu de João Octávio, um importante homem da cidade de Santos, falecido no início do século vinte.

Décadas mais tarde, a escola, até então mantida pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, passou a ser vinculada ao Estado de São Paulo. Com isso, no início dos anos 2000, se tornou uma ETEC. A partir desse momento, tornou-se parte do grupo de escolas técnicas mantidas pelo Centro Paula Souza.

Onde fica a ETEC Escolástica Rosa?

Durante a maior parte de sua existência, a ETEC Dona Escolástica Rosa ficava exatamente no local onde foi fundada: o prédio imponente no bairro Ponta da Praia. No entanto, há alguns anos, o antigo edifício centenário precisou passar por restaurações.

Dessa forma, atualmente a ETEC fica na Avenida Senador Feijó, 340, no bairro Vila Matias.

Quais são as modalidades disponíveis?

Embora muitos conheçam apenas os cursos técnicos dessa unidade, ela conta com três modalidades diferentes até o momento:

  • Curso técnico
  • Ensino médio com Habilitação Técnica Profissional (Novotec Integrado)
  • AMS, ou seja, articulação do ensino médio com formação superior

As aulas ocorrem em diversos períodos. Portanto, no ato da inscrição, você deve informar o período que deseja estudar.

Quem pode estudar na ETEC Escolástica Rosa?

As vagas para as modalidades de ensino médio (AMS e Novotec Integrado) são para quem está concluindo o ensino fundamental. Isso é, os estudantes que vão para o ensino médio! Por outro lado, as vagas dos cursos técnicos são para quem já concluiu o ensino médio ou está cursando a partir do 2º ano.

Afinal, vale a pena estudar nesta ETEC?

Uma dúvida comum de muitos estudantes, principalmente de quem deseja ir para o ensino médio, é se vale a pena estudar na ETEC Escolástica Rosa! E a resposta é SIM! Essa é uma excelente ETEC e se destaca bastante em dois aspectos:

Empregabilidade

Os estudantes dos cursos técnicos apresentam uma boa taxa de empregabilidade, muitas vezes conseguindo efetivação na área logo após a conclusão do curso.

O destaque vai, principalmente, para quem se forma em Nutrição e Dietética e para aqueles que optam pelos cursos que têm abrangência no setor portuário, como Comércio Exterior e o técnico em Portos.

Ranking no ENEM

Os alunos desta ETEC costumam ter um bom resultado no ENEM, o que significa que o nível de ensino é de alta qualidade. Na edição de 2019, a Escolástica Rosa esteve entre as 15 melhores escolas no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio.

Isso representa que a ETEC esteve à frente de muitas escolas particulares conhecidas na cidade. Além disso, somente duas escolas de ensino público gratuito estiveram entre as 15 melhores da cidade no ENEM 2019: a ETEC Escolástica Rosa e a ETEC Aristóteles Ferreira.

Sendo assim, se você tem o desejo de cursar uma faculdade e não pode pagar cursinhos ou escolas particulares em Santos, estudar na ETEC é o melhor caminho!

Como conseguir uma vaga nessa escola?

Apesar de muitas pessoas não saberem, existe uma prova de seleção para entrar na ETEC Escolástica Rosa.

A seleção se chama Vestibulinho ETEC e consiste numa avaliação com 50 questões, sendo que elas abrangem as seguintes matérias:

  • Português
  • Matemática
  • Biologia
  • Química
  • Física
  • História
  • Geografia

Normalmente, a ETEC Escolástica Rosa oferece cerca de 40 vagas para cada turma. Dessa maneira, se houver uma turma matutina e uma noturna do curso de Segurança do Trabalho, por exemplo, quem escolher o período da manhã irá disputar uma das 40 vagas com todas as outras pessoas que escolheram o mesmo curso nesse horário.

Portanto, é interessante que você comece a se preparar com antecedência para conseguir a sua vaga. Fique de olho aqui na Revista do Estudante e no Instagram da nossa fundadora para receber as melhores dicas para seu estudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *