Os Vestibulinhos do meio do ano já estão acontecendo e, com isso, quem não gosta de exatas começa a se perguntar quais são as fórmulas importantes para ir bem nessas provas.
Embora existam muitos cálculos, a verdade é que existem alguns que podem te salvar. No caso do Vestibulinho ETEC, por exemplo, é comum que mais de uma questão aborde o mesmo tipo de conta.
Dessa maneira, mais importante do que tentar decorar tudo é saber quais são as fórmulas principais. É claro que, ao longo do seu estudo, o melhor é aprender direitinho quais são os cálculos de cada tópico cobrado na prova. Porém, na reta final, saber as fórmulas mais importantes vai facilitar sua vida!
Por isso, hoje trouxemos um TOP 3 para você! Confira e anote para lembrar na hora de sua prova!
Conheça as 3 fórmulas mais importantes para os vestibulinhos
A primeira delas não é bem uma fórmula, e sim um cálculo matemática: a regra de três!
Regra de Três
A partir desse cálculo, você consegue resolver problemas matemáticos. Além disso, a regra de três também é uma boa aliada para calcular porcentagem e até mesmo na resolução de exercícios de química. Sem contar que também é possível usá-la em física!
Fórmula da Velocidade
Em segundo lugar, temos a fórmula básica da velocidade em física. Ela é calculada da seguinte forma:
Velocidade = Variação do Espaço / Variação do Tempo
Ou seja, podemos simplificar para: V = S/t ou V = ΔS / Δt
No entanto, vale ressaltar que essa é uma fórmula mais utilizada em questões do tópico Cinemática, que geralmente é cobrado em vestibulinhos. Há outras fórmulas importantes nesse tópico, como a Equação Horária do Espaço, popularmente conhecida como “fórmula do sorvete”.
Área de Figuras Geométricas
Saber qualquer a área de figuras geométricas é algo fundamental para passar nos vestibulinhos. De fato, algumas dessas fórmulas são muito simples, como o cálculo da área do retângulo. Entretanto, há uma delas que muita gente esquece: a área do círculo.
Sem dúvidas, essa é uma das fórmulas importantes que você precisa ter em mente para fazer vestibulinhos.
O cálculo é o seguinte: A = π . r²
Vale ressaltar que o π tem o valor de 3,14. Já o raio (r) pode ser passado pelo enunciado. Porém, se a questão não passar o valor do raio, veja se tem o valor do diâmetro da circunferência. Dessa forma, você pode dividir o valor do diâmetro por dois e chegará ao valor do raio.
Como aprender outras fórmulas importantes para os vestibulinhos?
Saber essas fórmulas vai te ajudar bastante, mas quem busca um estudo mais completo deve buscar um conteúdo de qualidade para estudar. O mais recomendado é estudar com aulas direcionadas para os vestibulinhos; sendo assim, além de aprender as outras fórmulas importantes, você vai aprender também a teoria dos conteúdos.
Não se esqueça também de praticar com exercícios de fixação e de ter as resoluções comentadas na sua rotina de estudos. Essa é a melhor maneira de se preparar para ter um bom resultado, principalmente no caso de quem vai prestar um vestibulinho bem concorrido.